Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

UE acrescenta MNE sírio a sanções contra regime de Bashar Al-Assad

A União Europeia (UE) acrescentou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria, Faisal Mekdad, à lista de sanções que visa o regime sírio liderado por Bashar Al-Assad, anunciou o Conselho da UE.

UE acrescenta MNE sírio a sanções contra regime de Bashar Al-Assad
Notícias ao Minuto

14:44 - 15/01/21 por Lusa

Mundo Síria

"O Conselho decidiu hoje acrescentar Faisal Mekdad à lista de indivíduos sujeitos às medidas restritivas da UE na Síria, tendo em conta a sua recente nomeação para ministro dos Negócios Estrangeiros", refere o Conselho da UE em comunicado.

Com Faisal Mekdad - que foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros a 22 de novembro de 2020 - o atual pacote de sanções da UE contra o regime sírio visa um total de 289 indivíduos e 70 entidades, que, além de personalidades do governo, engloba também "empresas ou empresários que beneficiaram de ligações ao regime ou da economia de guerra".

A lista de sanções prevê a congelação dos bens em espaço europeu e a proibição de viagens para a UE.

Há também restrições "em certos tipos de investimentos" e a "congelação de ativos detidos pelo Banco Central sírio na União Europeia".

No que se refere às relações de comércio entre a UE e a Síria, as sanções proíbem ainda que os Estados-membros da UE importem petróleo da Síria e introduzem "restrições nas exportações de equipamentos e tecnologia que possam ser utilizados para a repressão interna ou para a monitorização, ou interceção, de comunicações telefónicas ou por Internet".

O pacote de sanções contra o regime da Síria foi introduzido em 2011 e, segundo o Conselho, foi adotado em "resposta à repressão violenta da população civil Síria".

Foi prolongado em 2020 e encontra-se agora em vigor até maio de 2021.

Leia Também: Crise dos refugiados mostrou "humanidade" de Merkel, mas há muito a fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório