Cabo Verde decreta estado de calamidade na ilha de São Vicente

O Governo cabo-verdiano anunciou hoje que vai decretar o estado de calamidade na ilha de São Vicente, principal foco da pandemia de covid-19 no arquipélago, baixando o nível de alerta na ilha do Fogo para contingência.

Covid-19: Máscaras descartadas nas ruas em Cabo Verde preocupam ambientalistas

© Lusa

Lusa
15/01/2021 12:49 ‧ 15/01/2021 por Lusa

Mundo

Covid-19

As medidas foram anunciadas em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, numa altura em que a ilha de São Vicente com 216 casos ativos de covid-19, dos 555 que estavam oficialmente contabilizados em todo o país em 14 de janeiro.

Todas as restantes ilhas vão permanecer em estado de contingência, incluindo a do Fogo, que baixa de nível, aliviando assim algumas restrições, face ao estado anterior, que vigorou até agora, de calamidade.

As medidas, implicando limitações nomeadamente aos horários de funcionamento de estabelecimentos de restauração ou no acesso às praias, vão vigorar por 30 dias, sucedendo ao estado anterior, que tinha sido decretado em 14 de dezembro, na altura apenas com a ilha do Fogo em estado de calamidade.

Cabo Verde conta com um acumulado de 12.664 casos da doença desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Segundo os mesmos dados, morreram até ao momento 115 por complicações associadas à doença e três por causas externas.

O arquipélago soma ainda 11.989 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

Leia Também: Cabo Verde. Passageiros nos portos aumentam pela 1.ª vez em quatro meses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas