Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia abandona Tratado Céus Abertos da OSCE

A Rússia anunciou hoje que se vai retirar do Tratado Céus Abertos da Organização de Segurança e Cooperação Europeia (OSCE), um pacto multilateral para a transparência e controlo de armas abandonado anteriormente pelos Estados Unidos.

Rússia abandona Tratado Céus Abertos da OSCE
Notícias ao Minuto

12:24 - 15/01/21 por Lusa

Mundo OSCE

"Devido à ausência de progressos no momento de se eliminarem obstáculos para preservar o tratado, em novas condições, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia anuncia o início dos procedimentos internos para a retirada da Federação Russa do Tratado Céus Abertos", indica um comunicado da diplomacia russa emitido hoje.

O tratado internacional Céus Abertos (Open Skies Treaty) permite voos de observações sobre instalações militares entre os países signatários.

Os Estados Unidos abandonaram o tratado no passado dia 22 de novembrosendo que a posição russa anunciada hoje já era previsível.

O tratado pretendia estabelecer bases de confiança entre a Rússia e o Ocidente permitindo os voos de reconhecimentos entre mais de trinta países na recolha de informações militares.

Em maio de 2020, o Presidente norte-americano cessante, Donald Trump, anunciou a intenção de Washington em retirar os Estados Unidos do tratado argumentando violações por parte da Rússia, o que veio a concretizar em novembro.

Moscovo negou reiteradamente as violações ao tratado alcançado em 2002 tendo a União Europeia, urgindo os Estados Unidos a reconsiderarem posições sobre asaída do pacto.

Na altura Moscovo afirmou que a retirada de Washington afetava a segurança global tornando mais difícil aos governos a interpretação das intenções de outros Estados e afetando em particular as tensões entre a Rússia e o Ocidente.

Leia Também: Colapso de cascata congelada mata turista na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório