Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo e Rei de Espanha falam sobre presidência da UE e pandemia

O Presidente da República conversou durante a manhã de hoje com o Rei de Espanha sobre a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), a evolução da pandemia e também sobre as baixas temperaturas na última semana.

Marcelo e Rei de Espanha falam sobre presidência da UE e pandemia
Notícias ao Minuto

12:01 - 15/01/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

De acordo com o uma nota publicada na página da Presidência da República na Internet, os chefes de Estado português e espanhol "falaram esta manhã ao telefone" e Filipe VI "quis saudar o início da presidência portuguesa" da UE.

Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei de Espanha também fizeram "um ponto da situação relativamente à pandemia" da doença provocada pelo SARS-CoV-2, assim como "da situação resultante das condições climatéricas, que estão a provocar grandes dificuldades no país vizinho, provocando mesmo importantes atrasos na circulação também de mercadorias destinadas a Portugal".

O comunicado acrescenta que Filipe VI se congratulou "pela confirmação" de que "não havia afinal qualquer problema com a saúde" do Presidente português -- que esteve em isolamento depois de um resultado positivo à presença do SARS-CoV-2, que, entretanto, foi contrariado com dois resultados negativos consecutivos.

Em Portugal há mais de 517.000 contágios pelo novo coronavírus contabilizados desde o início da pandemia e 8.384 pessoas morreram, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado na quinta-feira.

Em Espanha, os últimos dados facultados pelo Ministério da Saúde dão conta de que há mais de dois milhões e 200 mil infetados desde o início da pandemia. Mais de 53.000 pessoas morreram.

As baixas temperaturas registadas durante a última semana na Península Ibérica provocaram nevões em várias regiões de Espanha, em particular, em Madrid, capital do país, onde as autoridades chegaram a encerrar o aeroporto e a recomendar às pessoas a permanência em casa.

Leia Também: Preços em Espanha moderam descida anual em dezembro para -0,5%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório