NATO pede apuramento de responsabilidades pelo ataque ao Capitólio

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, pediu hoje que haja consequências para os responsáveis pela invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, na semana passada, dizendo que o ataque é "inaceitável".

NATO volta a reunir-se após encontro com homólogo ucraniano

© Reuters

Lusa
14/01/2021 19:04 ‧ 14/01/2021 por Lusa

Mundo

NATO

 

"Sobre o ataque mortal ao Capitólio em Washington, acredito que é importante pedir contas a todos os responsáveis. A democracia deve sempre prevalecer sobre a violência e estou confiante de que as instituições democráticas dos Estados Unidos lidarão com este desafio", disse Stoltenberg, numa conferência de imprensa.

O secretário-geral da NATO considerou que os acontecimentos de 06 de janeiro em Washington, quando apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, invadiram o Congresso, tentando travar a certificação dos resultados eleitorais, foi "um ataque mortal ao Capitólio, coração das instituições democráticas dos Estados Unidos".

"Isso é absolutamente inaceitável e eu disse muito claramente desde o início que era assustador e que o resultado das eleições deve ser respeitado e que temos que garantir que os nossos valores democráticos são totalmente respeitados", acrescentou Stoltenberg.

O secretário-geral da NATO reiterou a sua confiança nas instituições democráticas dos Estados Unidos e disse estar ansioso por "uma transição pacífica", de forma a começar a trabalhar com o próximo Presidente, Joe Biden.

"Sei que Joe Biden está fortemente empenhado na nossa cooperação transatlântica, com a NATO, e sei que ele também apoia firmemente a ideia de fortalecer a cooperação entre a América do Norte e a Europa", concluiu Stoltenberg.

Em 06 de janeiro, enquanto o Congresso se reunia para certificar a vitória eleitoral de Biden, uma multidão violenta invadiu o Capitólio, obrigando à interrupção de trabalhos por várias horas e provocando cinco mortes.

Trump está a ser responsabilizado por ter incitado esses apoiantes a invadir o Capitólio, o que lhe valeu um processo de destituição, que foi aprovado pela Câmara de Representantes, na quarta-feira, e que dará lugar a um julgamento político no Senado.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas