Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Pintura rupestre mais antiga do mundo encontrada na Indonésia

O desenho terá sido feito há pelo menos 45.500 anos.

Pintura rupestre mais antiga do mundo encontrada na Indonésia
Notícias ao Minuto

12:33 - 14/01/21 por Sara Gouveia

Mundo Indonésia

Uma equipa de arqueólogos descobriu a pintura rupestre mais antiga do mundo na Indonésia - um porco bravo - que creem ter sido desenhada há 45.500 anos. A pintura foi feita em tamanho real e com recurso a pigmento ocre vermelho escuro.

A descoberta teve lugar numa gruta da ilha de Sulawesi, em 2017, conta a BBC, e é uma das provas do início da fixação de humanos naquela zona do mundo. "As pessoas que a fizeram eram modernas, eram tal como nós, tinham toda a capacidade e as ferramentas para fazerem a pintura que quisessem", explicou o coautor do estudo Maxime Aubert, da Universidade de Griffith, na Austrália.

O especialista de dados identificou um depósito de calcite que se formou no topo da pintura e usou datação com urânico para determinar que tinha 45.500 anos. Terá pelo menos essa idade, "mas pode ser muito mais antiga porque só estamos a analisar a calcite que está por cima.

Tem um total de 1,36 metros de comprimento e 54 centímetros de altura e o animal está representado com verrugas semelhantes a chifres e com pelo curto, características de um macho adulto daquela espécie. Há ainda duas impressões de mãos acima das costas do porco, que parece estar a olhar para outros dois suínos, mas que estão apenas parcialmente preservados.

Pode ser a pintura rupestre mais antiga do mundo a representar uma figura, mas não é o desenho mais antigo produzido pelo ser humano. Um desenho em forma de cardinal desenhado numa pedra na África do Sul será o mais antigo, com 73 mil anos.

Leia Também: Proprietário de mural pintado por Banksy adia venda de edifício

Recomendados para si

;
Campo obrigatório