Turquia enfrenta seca grave e Istambul pode ficar sem água em 45 dias

País tem privilegiado a industrialização do país ao invés de se concentrar nos seus recursos naturais e nas questões ambientais, o que o coloca agora numa situação de iminente risco.

Turquia, Istambul, turista

© Reuters

Notícias ao Minuto
14/01/2021 09:17 ‧ 14/01/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Seca

As principais cidades da Turquia estão a enfrentar uma situação crítica no que diz respeito ao esgotamento de recursos hídricos. O cenário leva a temer que nos próximos meses várias cidades possam ficar sem água.

Istambul, onde vivem cerca de 17 milhões de pessoas, é a cidade mais crítica. Há quem diga que esta pode ficar sem água nos próximos 45 dias.

Ao The Guardian, o presidente da câmara da Ancara, Mansur Yavaş, já havia dito que a capital do país tem apenas mais 110 dias de água, armazenada em barragens e reservatórios.

A culpa desta situação é da fraca precipitação registada e que conduziu o país à seca mais grave a que se assistiu na última década.

Note-se que a Turquia tem enfrentado várias secas ao longo dos últimos anos, uma situação provocada por diversos fatores, tais como o crescimento populacional, a industrialização, a expansão urbana e as alterações climáticas.

Em vez de se concentrar em medidas para manter a procura de água sob controlo, a Turquia tem optado por expandir o abastecimento de água através da construção de mais barragens. Nas últimas duas décadas, o país construiu centenas de barragens, refere a publicação britânica.

Leia Também: Erdogan diz pretender "pôr nos eixos" a relação da Turquia com a UE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas