Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Estados Unidos registaram média de 3.300 mortes diárias na semana passada

Os Estados Unidos contabilizaram 4.327 mortes devido ao novo coronavírus na terça-feira e registaram uma média de 3.300 óbitos diários na semana passada, avançou hoje a Universidade Johns Hopkins, numa atualização de dados.

Estados Unidos registaram média de 3.300 mortes diárias na semana passada
Notícias ao Minuto

23:56 - 13/01/21 por Lusa

Mundo Coronavírus

Com quase 23 milhões de casos positivos e 383.388 óbitos desde o início da pandemia de covid-19, o país ultrapassou a barreira das quatro mil mortes diárias pela segunda vez, depois de confirmados 4.194 óbitos na passada quinta-feira.

A universidade norte-americana, sediada na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, adiantou também que a média diária de 3.300 mortes, referente aos sete dias anteriores, retrata um aumento de 217% face à média que se registava em meados de novembro.

Depois do estado de Nova Iorque, na costa leste do país, ter sido inicialmente o maior foco de infeções, a Califórnia, na costa oeste, tem registado o maior número de casos confirmados e de mortes.

O estado tem contabilizado mais de 43 mil casos por dia e uma média de 520 mortes diárias, número que reflete um aumento de 116,4% face há duas semanas, indicou o diário Los Angeles Times.

O governador da Califórnia, Gavin Newson, e o 'mayor' de Los Angeles, Eric Garcetti, já reconheceram que o índice de vacinação nos Estados Unidos está mais lento do que o esperado, tendo prometido disponibilizar o estádio dos Los Angeles Dodgers, onde joga a equipa de beisebol local, para a aplicação da vacina.

Cerca de 10 milhões de cidadãos norte-americanos já foram vacinados num país que, até agora, autorizou duas vacinas - a da Pfizer/BioNTech e a da Moderna -, informaram hoje as autoridades sanitárias dos Estados Unidos.

Já a cidade de Nova Iorque abriu vários locais por 24 horas para vacinar o mais rapidamente o maior número de pessoas, como uma instalação ao ar livre, junto a um antigo edifício do Exército norte-americano, no bairro de Brooklyn, capaz de aplicar duas mil vacinas por dia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório