No chão, em escadas, em corredores, onde houver espaço. É assim que os militares da Guarda Nacional têm dormido, no Capitólio, desde o ataque da passada quarta-feira, que culminou na morte de cinco pessoas.
A área em torno da sede do Congresso norte-americano é agora muito diferente do que se passava na semana passada, altura em que extremistas pró-Trump invadiram e pilharam o edifício governamental.
Lá dentro, as zonas que antes estavam abertas aos turistas, servem agora de dormitório e zona de descanso improvisada para as centenas de militares da Guarda Nacional. Alguns locais, outros que chegaram de várias partes do país desde quarta-feira, preparando a defesa do edifício para esta quarta-feira, altura em que o processo de destituição de Donald Trump foi votado (e aprovado), e para a agitada semana que se segue.
Recorde-se que a Guarda Nacional dos Estados Unidos, antevendo alguma tensão, anunciou esta quarta-feira que foi autorizada a usar armas para garantir a segurança do Capitólio.
Leia Também: Câmara dos Representantes aprova 2.º processo de destituição de Trump