Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Elisa Ferreira destaca importância das PME do setor Espaço na recuperação

A comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, frisou hoje que as pequenas e médias empresas no setor do Espaço irão ter um "papel importante" na recuperação económica da Europa.

Elisa Ferreira destaca importância das PME do setor Espaço na recuperação
Notícias ao Minuto

10:38 - 13/01/21 por Lusa

Economia UE/Presidência

"Eu acredito firmemente que as pequenas e médias empresas no setor do Espaço irão ter um papel importante no nosso sucesso. Juntos, podemos emergir mais fortes, mais verdes, mais modernos e basear a recuperação da Europa na sua força maior: as políticas europeias comuns, que se estendem da mais pequena localidade ao Espaço", referiu a comissária portuguesa durante uma intervenção na Conferência Europeia do Espaço.

Durante o seu discurso, Elisa Ferreira salientou que "reconhece a importância do setor espacial na economia" e referiu que as pequenas e médias empresas são "uma prioridade para o investimento europeu" que quer manter uma "economia moderna e inovadora em cada região da Europa".

"Dados de satélites europeus potenciam muitos serviços em vários setores económicos: no turismo, na agricultura, nas pescas, planeamento urbano, transportes, segurança e energia, setor digital e de mobilidade pessoal", frisou.

Nesse âmbito, Elisa Ferreira anunciou que a Comissão Europeia irá lançar o "Fundo Cassini" em 2021, uma iniciativa "para apoiar 'start-ups' e pequenas e médias empresas no setor espacial e digital".

A comissária realçou ainda que vários Estados-membros já estão a "planear investimentos espaciais importantes", não só na área dos "satélites de comunicação", mas também dos "sensores de observação da Terra" e "investigação espacial".

"É importante que o setor se descentralize ainda mais e desenvolva uma cadeia de valores em toda a Europa, de maneira a que todos os Estados-membros possam beneficiar de uma inovação pioneira", referiu a comissária.

Elisa Ferreira concluiu a intervenção pedindo aos participantes da Conferência Europeia do Espaço que considerem como "aliar da melhor maneira o conhecimento e as diferentes políticas em todos os setores económicos, do Espaço à [política de] coesão, para garantir a recuperação económica e o crescimento da Europa".

Elisa Ferreira falava na sessão de abertura do segundo dia da Conferência Europeia do Espaço, que termina hoje, e que contou também com a intervenção do Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório