Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Novos máximos diários em Portugal; Rui Rio testa negativo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novos máximos diários em Portugal; Rui Rio testa negativo
Notícias ao Minuto

07:50 - 13/01/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Ainda os dados da Covid-19 em Portugal desta terça-feira não tinham sido divulgados, eAntónio Costa confirmava já que a situação pandémica que o país enfrenta atualmente iria exigir novas medidas mais apertadas. Um confinamento geral semelhante ao de março já tinha sido ponderado e a certeza face ao mesmo chegou ontem, após reunião com os especialistas no Infarmed.

Um novo recorde de mortos, com 155 vítimas mortais, e as primeiras notícias de doentes a morrer à porta do hospital vêm provar que é preciso agir e para esta quarta-feira está agendada a votação do novo Estado de Emergência. A sua aprovação é já mais do que certa.

Depois disso, o Governo reunir-se-á em sede de Conselho de Ministros e mais tarde falará ao país para anunciar aquelas que serão as medidas deste novo confinamento. A maior dúvida, para já, prende-se com a situação das escolas: deverão ou não manter-se abertas?

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.

15h32 -"Temos que os merecer", é desta forma que Júlio Isidro dá início a um longo texto onde manifesta publicamente a sua homenagem e agradecimentos aos profissionais de saúde e forças de segurança que têm combatido a pandemia de Covid-19 em Portugal desde o primeiro dia.

15h25 - A variante do novo coronavírus detetada no Reino Unido já foi localizada em 50 países e territórios, enquanto a variante identificada na África do Sul já chegou a 20, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

15h14 - A Confederação Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) alertou hoje que nem todos os pais querem que as escolas permaneçam abertas, apoiando-se num inquérito que revela que quase metade defende o ensino à distância.

15h10 - A utilização de plasma de doentes recuperados de covid-19 para o tratamento de doentes graves e que estão em unidades de cuidados intensivos apresenta resultados limitados, indicam os resultados preliminares de um estudo internacional.

14h46 - Rui Rio testou negativo à Covid-19. O presidente do PSD encontra-se a cumprir um período de isolamento profilático depois de ter contactado com Salvador Malheiro, que se encontra infetado.

14h30 - Os Estados Unidos vão comprar mais 1,25 milhões de doses de medicamentos com anticorpos monoclonais para o tratamento de doentes com covid-19, utilizados pelo Presidente Donald Trump quando esteve infetado.

14h25 - O Estado do Vaticano iniciou hoje a sua campanha de vacinação contra a covid-19 entre seus habitantes e funcionários e nestes dias também serão vacinados o Papa Francisco e o emérito Bento XVI.

14h13 - Portugal regista mais 156 mortos e 10.556 casos de Covid-19. Estes são os valores mais elevados alguma vez registados em Portugal desde o início da pandemia.

13h53 - Recolha de votos em lares é complicada de concretizar. Quem o diz é o presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo que diz ter sido um processo concebido à pressa, sem contactar autarquias e será "complicado" de concretizar.

"Foi um processo que foi feito algo apressado e até sem o adequado contacto com as autarquias, quer numa fase preliminar, quer agora para comunicação das várias regras", disse hoje à Lusa Jorge Rosa.

13h50 - Número de infetados deverá começar a diminuir no país na próxima semana. A previsão é de especialistas em ciência de dados da NOVA Information Management School (NOVA IMS), que preveem que o pico desta vaga pandémica deve ser atingido em Portugal na próxima semana, precisamente no dia 21 de janeiro, sendo que a partir desta data prevê-se o "início da diminuição" de casos

13h45 - Putin ordena vacinação massiva na Rússia. O Presidente russo ordenou hoje a vacinação massiva da população contra a Covid-19 a partir da próxima semana sublinhando que o composto desenvolvido no país é o "melhor".

13h31 - Empresários da restauração pedem apoio do Governo dos Açores. Um total de 56 empresários do setor, e responsáveis por 573 postos de trabalho em várias ilhas dos Açores, apresentaram ao Governo Regional um conjunto de propostas para fazer face às dificuldades provocadas pela Covid-19.

13h22 - O Reino Unido vai ter centros de vacinação a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, confirmou hoje o primeiro-ministro britânico, no parlamento, sem precisar, no entanto, a data de início. A medida representa uma mudança de ideias por parte do governo pois, no início da semana, Boris Johnson dizia que tal não se justificava por "não haver interesse".

13h05 - Vários partidos defenderam hoje medidas de proteção para professores e auxiliares contra a Covid-19, entre as quais a testagem e a vacinação, uma vez que as escolas se devem manter abertas durante o confinamento.

13h00 - O número de mortes associadas à Covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para nove e todos os 63 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.

12h50 - No final da primeira reunião de ministros da Saúde da Europa, para fazer um ponto de situação sobre o combate à pandemia, Marta Temido afirmou que dois dos pontos que mais saltaram do encontro foram "a preocupação com o surgimento da nova variante" da Covid-19 e a "manutenção das medidas sanitárias". A ministra reforçou ainda que "a união e unidade" são a melhor forma de a UE fazer frente a todos os "desafios" impostos pela pandemia.

12h44 - O Reino Unidoestá a equacionar a hipótese de mudar pacientes para hotéis de forma a aliviar a pressão nos hospitais, que estão assoberbados com pacientes infetados com Covid-19. O ministro da Saúde Matt Hancock revelou, esta quarta-feira, que estão a tentar encontrar várias formas de reduzir o esforço dos hospitais, incluindo mover os pacientes para hotéis caso seja apropriado, refere o Guardian.

12h40 -A Disneyland Resort, em Anaheim, no estado norte-americano da Califórnia, vai transformar-se no primeiro 'super' local de vacinação contra a Covid-19 em Orange County, que juntamente com o condado de Los Angeles é dos locais mais atingidos pela pandemia nos Estados Unidos. O local deverá estar pronto a funcionar ainda esta semana.

Notícias ao Minuto Disneyland Resort na Califórnia © Getty Images

12h28 - António Costa deverá anunciar ao país as medidas do novo confinamento geral, pelas 16 horas. Deverá ser a essa hora que culmina a reunião do Conselho de Ministros, que teve início após a aprovação do novo estado de emergência na Assembleia da República, e que está a decorrer no Centro Cultural de Belém, apurou o Notícias Ao Minuto junto de fonte do gabinete da ministra da Presidência

12h24 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 64 novos casos de Covid-19, sendo 60 em São Miguel, três nas Flores e um na Terceira, e 22 pessoas recuperaram da doença.

12h20 - A Covid-19 já matou pelo menos 1.963.557 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais.

12h14 - O CDS-PP e o PAN votaram a favor da renovação do estado de emergência, mas não pouparam críticas e a "falha por defeito" do Governo.

O líder parlamentar dos CDS-PP, Telmo Correia, considerou que "a situação pandémica está fora de controlo" e culpabilizou a "falha por defeito" e a "abordagem errada" do executivo, liderado pelo socialista António Costa, "em relação ao período das festas e do Natal".

Inês Sousa Real, do PAN, disse que "é tempo de o Governo não ficar fechado na sala do Conselho de Ministros e saber ouvir as outras forças políticas, a ampla comunidade científica", para "dar resposta às carências reais na vida das pessoas, das empresas e das organizações não-governamentais".

12h11 - O presidente da Câmara de Campo Maior, no distrito de Portalegre, João Muacho, está infetado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e vai cumprir "escrupulosamente" o isolamento profilático, disse.

12h00 - Quarenta e um dos 70 utentes e nove dos 48 funcionários do Lar Maria Luísa, da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o vírus SARS-Cov-2, disse hoje o provedor.

11h56 - O Presidente do Brasil boicotou medidas de saúde pública para conter a pandemia de Covid-19, enfraqueceu a política ambiental e não conseguiu conter a alta na taxa de assassínios cometidos no país, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).

11h50 - Os passageiros que cheguem à República da Irlanda vão ter de passar a mostrar um teste negativo à Covid-19 feito na origem 72 horas antes. A medida entra em vigor a 16 de janeiro.

11h45 - O Presidente da República decretou hoje a modificação do estado de emergência em vigor, a partir de quinta-feira, e a sua renovação por mais quinze dias, até 30 de janeiro, para permitir medidas de contenção da Covid-19.

"A renovação do estado de emergência até às 23h59 do dia 30 de janeiro, que acabo de assinar, depois de viabilizada, face à gravidade da situação, por mais de 90% dos deputados, tem um fim muito urgente e preciso: tentar conter e inverter o crescimento acelerado da pandemia, visível, nos últimos dias, em casos, internamentos, cuidados intensivos e, ainda mais, em mortos", afirma Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet.

11h32 - O ministro italiano da Saúde anunciou hoje que o estado de emergência será prorrogado até 30 de abril e a mobilidade entre regiões será proibida também na chamada zona amarela, que até agora tinha limitações menores.

11h30 - O parlamento da Madeira deu parecer favorável à renovação do estado de emergência, com efeitos de quinta-feira até 30 de janeiro, que será votado hoje na Assembleia da República. "A Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude da Assembleia Legislativa da Madeira deu parecer favorável ao decreto do Presidente da República que declara o estado de emergência para todo o território nacional, no âmbito da pandemia de Covid-19", refere em comunicado.

11h24 - O governo do Japão declarou hoje o estado de emergência em mais sete regiões, alargando assim a medida extraordinária em vigor na região de Tóquio desde a semana passada, devido ao aumento de casos de Covid-19 no país.

11h20 - Numa altura em que o país está prestes a enfrentar um novo confinamento geral, nunca é demais recordar que o futuro da situação pandémica depende também de cada um de nós. Os conselhos são do Serviço Nacional de Saúde.

11h15 - No final do debate na Assembleia da República, que deu como aprovado o nono estado de emergência no país, Eduardo Cabrita afirmou que "estamos hoje confrontados com a informação que há uma semana não existia, estamos hoje com a visão plena daquela que é uma evolução que acompanha a dimensão europeia da pandemia". O ministro da Administração Interna afirmou, ainda, que o país já realizou seis milhões de testes à Covid-19.

"Portugal, ao contrário do que foi dito no debate, testa por habitante mais do que a França, Itália, Alemanha ou a Suécia. "Não escondemos a gravidade de uma situação à qual é preciso dar resposta adequada quando estamos na iminência de ultrapassar hoje meio milhão de casos registados. A resposta é o apoio ao SNS (...)", disse.

11h10 - Quarenta e três dos 44 utentes de um lar não legalizado em Samora Correia, no concelho de Benavente (Santarém), e sete dos 10 funcionários estão infetados com o vírus SARS-Cov-2, que provoca a Covid-19, disse hoje fonte autárquica.

11h00 - A presidente do secretariado regional de Portalegre da União das Misericórdias Portuguesas alertou hoje que as instituições da região estão com "muitos problemas" financeiros devido à contratação de funcionários, para fazer face à pandemia da Covid-19. A responsável, igualmente provedora da Santa Casa da Misericórdia de Avis, acrescentou que as baixas médicas de funcionários são outro dos "problemas" com que se deparam.

10h55 - O Estado de Emergência foi aprovado no Parlamento com votos favoráveis do PS, PSD, CDS, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues. Tem efeitos já a partir de amanhã, quinta-feira, até 30 de janeiro. No entanto, o horizonte para o confinamento é de um mês.

10h51 - Seis jogadores de Cabo Verde testaram positivo ao novo coronavírus durante um estágio realizado em Portugal, mas Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) garantiu que o país estará representado no Mundial de 2021, que se inicia hoje no Egito.

10h45 - A Ministra da Saúde vai presidir, esta manhã, à primeira reunião de ministros da Europa para fazer um ponto de situação sobre o combate à pandemia.

10h35 - Portugal já recebeu 8.400 doses de vacinas produzidas pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna. Esta é a mais recente vacina contra a Covid-19 aprovada pela Comissão Europeia, sendo que Portugal deve receber um total de 19.400 doses durante este mês.

10h27 - Em entrevista ao Público, a cientista portuguesa Sandra Gonçalves refere que a nova variante da Covid-19, identificada pela primeira vez no Reino Unido "parece não causar mais severidade na doença, mas ao provocar mais casos [uma vez que é mais transmissível] vai aumentar o número de hospitalizações e, inevitavelmente, o número de mortos". Por esse motivo, "é preciso seguir todas as indicações em termos de distanciamento físico e continuar tudo o que temos vindo a fazer – e agora ainda mais. Esta variante transmite-se, de facto, de forma mais rápida".

10h21 - Numa decisão inédita em Espanha, um juiz decidiu que uma idosa incapacitada fosse vacinada mesmo contra a vontade da sua filha. O tribunal da Guarda de Santiago de Compostela, decidiu no passado sábado, que a mulher residente num lar de terceira idade seja imunizada com a vacina da Pfizer/BioNTech, pois concluiu que a sua saúde é mais importante do que a opinião contrária da sua filha, a familiar encarregue das decisões da idosa.

10h13 - Segundo o Jornal de Notícias, já terão sido identificados 72 casos de infeção em Portugal associada à nova variante detetada em setembro no Reino Unido. De acordo com o mais recente boletim do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), estes casos estão "distribuídos pelas regiões autónomas da Madeira [onde se detetaram os primeiros casos] e dos Açores e por dez distritos de Portugal continental, num total de 28 concelhos".

10h00 - A África registou nas últimas 24 horas mais 1.021 mortes por Covid-19, para um total de 74.444, e 26.098 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

09h37 - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou na terça-feira a identificação e circulação de uma nova estirpe do novo coronavírus originária do estado brasileiro do Amazonas. Trata-se da mesma variante que chegou ao Japão depois de quatro viajantes japoneses visitarem a Amazónia brasileira, e que, segundo o vice-diretor de investigação da Fiocruz Amazónia, Felipe Naveca, apresenta uma série de mutações inéditas.

09h20 - Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, identificou a estrutura atómica da ORF8, uma proteína do SARS-CoV-2 cuja função consiste em auxiliar o patógeno a 'escapar' e a atrasar a resposta das células imunológicas humanas. A pesquisa foi publicada na PNAS, e divulgada num artigo na prestigiada revista Galileu, tendo o potencial de possibilitar novos tratamentos antivirais adaptados unicamente para a Covid-19.

09h08 - O ministro da Defesa da Colômbia está infetado. Carlos Holmes Trujillo, de 69 anos, testou positivo à Covid-19 e em comunicado refere que continuará a desempenhar as suas funções através de teletrabalho.

"O chefe da pasta da Defesa está isolado e de boa saúde, manterá a quarentena obrigatória e continuará com as suas funções de forma virtual", disse o Ministério da Defesa numa declaração.

08h55 - O ministro da Saúde espanhol completa hoje um ano com a pasta da Saúde. Salvador Illa assumiu o cargo pouco tempo antes da Covid-19 se alastrar por todo o mundo e considera que a "pandemia apresentou-nos o maior desafio dos últimos 100 anos e sublinhou a importância da co-governação e da coesão sistémica".

08h15 - Aproximadamente um terço das pessoas infetadas com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, não apresentam sintomas, sendo bastante difícil saber se têm ou não o vírus. Embora a maioria das pessoas esteja a par dos principais sintomas da Covid-19, os especialistas afirmam que as unhas e o lóbulo da orelha podem ser um indicador chave para identificar possíveis infeções, avança um artigo publicado no jornal britânico The Sun. Curioso? Saiba mais aqui.

08h00- O chefe de segurança de Marcelo está infetado com o novo coronavírus, noticia o Expresso, que explica assim o facto de as autoridades de saúde terem acabado por decidir que o Presidente da República não poderia estar presente no debate com todos os candidatos às eleições do próximo dia 24.

07h58 - Campanha prossegue antes do confinamento. Ultrapassada a suspensão abrupta de quase todas as campanhas eleitorais na terça-feira, os candidatos a Belém regressam hoje à estrada e aproveitam para percorrer o máximo de território possível antes de Portugal voltar ao confinamento.

07h45 - O Ministério da Administração Interna (MAI) faz esta quarta-feira um balanço da atual situação da rede nacional de Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), criada no âmbito do combate à pandemia Covid-19.

Neste momento, o país conta já com 19 EAR operacionais, com uma capacidade máxima instalada para 1.950 utentes.Destas 19 estruturas operacionais, 10 têm atualmente utentes instalados, num total de 79 utentes, o que representa uma taxa de ocupação de 4%, informa a tutela.

07h40 - Evo Morales testou positivo à Covid-19. O ex-Presidente boliviano está sob cuidados médicos, depois de saber, na terça-feira, que teve resultado positivo no teste à Covid-19, após os sintomas terem sido inicialmente confundidos com uma constipação.

Notícias ao Minuto Evo Morales© Getty Images

07h35 - A Índia registou 202 mortos por Covid-19 e 15.968 infetados nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde indiano.

07h34 - Asautoridades de saúde alemãs relataram, esta quarta-feira, 19.600 novos casos de infeção e 1.060 óbitos no último dia. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total acumulado de 1.953.426 casos confirmados e 42.637 vítimas mortais.

07h25 - O Governo aprova hoje as medidas de confinamento geral ao abrigo do projeto de decreto presidencial de estado de emergência e que deverão estar em vigor por um mês para travar a epidemia de Covid-19 em Portugal. A reunião do Conselho de Ministros terá lugar após a Assembleia da República debater e votar esta manhã o projeto de decreto presidencial que modifica e renova o estado de emergência em Portugal, tendo efeitos já a partir desta quinta-feira até 30 de janeiro.

"Perante a tendência que é manifesta de crescimento da pandemia, é essencial adotarmos medidas. Essas medidas devem ter um horizonte de um mês e com um perfil muito semelhante àquele que adotámos logo no início da pandemia, ou seja, no período de março e abril", frisou António Costa.

07h20 - Bruce Willis foi convidado a sair de um loja na Califórnia depois de ter entrado sem estar a usar máscara de proteção. O ator de Hollywood quebrou agora o silêncio acerca do assunto, dizendo que foi um "erro de julgamento" da sua parte.

07h12 - O Parlamento vota hoje o nono diploma do Estado de Emergência do Presidente da República, com efeitos de quinta-feira até 30 de janeiro, que tem aprovação garantida com votos favoráveis pelo menos de PS, PSD e CDS-PP.

07h15 - A administração local do continente celebrou, até setembro, mais de 5.500 contratos relacionados com a Covid-19, no valor de 83,2 milhões de euros, 80% deles por ajuste direto simplificado, revelou hoje o Tribunal de Contas.

07h10 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que identificou 115 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 107 por contágio local.

07h06 - O México contabilizou 1.314 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades mexicanas.

07h05 - Os Estados Unidos contabilizaram quase 4.500 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, ultrapassando pela primeira vez os quatro mil mortos num só dia, segundo uma contagem independente da Universidade John Hopkins.

07h02 - O arquipélago da Madeira vai ter, entre hoje e 31 de janeiro, recolher obrigatório de segunda a sexta-feira entre 19h00 e as 05h00 e a suspensão das aulas presenciais no 3.º ciclo e no secundário. As medidas foram aprovadas na segunda-feira.

07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia de Covid-19 no país e no mundo. Recorde aqui o anterior.

Leia Também: Governo aprova hoje medidas de confinamento que deverão vigorar um mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório