Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia que asfixiou afro-americano George Floyd será julgado em separado

Derek Chauvin, o ex-polícia que a 25 de Maio de 2020 asfixiou o afro-americano George Floyd, será julgado em Março, separadamente dos outros agentes que estiveram presentes no local do crime.

Polícia que asfixiou afro-americano George Floyd será julgado em separado
Notícias ao Minuto

23:02 - 12/01/21 por Lusa

Mundo George Floyd

Segundo deliberação do juiz Peter Cahill, citada pela AP, as limitações de espaço da sala de audiências, devido à pandemia de Covid-19, obrigam a que Chauvin seja julgado em separado dos outros agentes, que comparecerão perante o tribunal em Agosto.

O facto de cada um dos 4 réus ter o seu advogado e outro pessoal jurídico na sala de audiências torna "impossível cumprir as restrições físicas" ditadas pelo combate à pandemia, refere o juiz na deliberação hoje divulgada.

A decisão é contestada pelos procuradores responsáveis pela acusação, que consideram que os 3 ex-agentes terão assim uma vantagem em relação a Chauvin, dado que conhecerão o teor das declarações das testemunhas de acusação meses antes de serem julgados.

Chauvin é acusado de homicídio em segundo grau, enquanto os ex-agentes ThomasLane, Tou Thao eJ. Alexander Kuengsão acusados de cumplicidade no crime.

Na deliberação de hoje, o juiz Cahill recusou um pedido dos procuradores de adiamento do julgamento de Chauvin, de 8 de Março para 7 de Junho, apresentado na semana passada com base nosriscos associados à pandemia de Covid-19.

As imagens do crime, que motivaram protestos em todos os Estados Unidos durante o verão, mostram Chauvin a pressionar com o joelho o pescoço de Floyddurante vários minutos, enquanto este está algemado e imobilizado no chão.

As últimas palavras de Floyd captadas pelo vídeo, "não consigo respirar", tornaram-se um slogan dos protestos anti-violência policial contra a comunidade afro-americanaem todo país, e até em cidades europeias, como Londres e Paris.

Leia Também: Trump entende que não corre risco de destituição com a 25.ª emenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório