Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2023
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 14º

Pequim pede a Londres para parar de "interferir nos assuntos da China"

O embaixador chinês na Organização das Nações Unidas, Zhang Jun, pediu hoje ao Reino Unido para que "pare de interferir nos assuntos internos da China", após Londres ter anunciado medidas sancionatórias por causa da perseguição aos uigures em Xinjiang.

Pequim pede a Londres para parar de "interferir nos assuntos da China"
Notícias ao Minuto

17:38 - 12/01/21 por Lusa

Mundo Pequim

O Reino Unido anunciou hoje que vai proibir o comércio de mercadorias relacionadas com o trabalho forçado da minoria muçulmana dos uigures, em Xinjiang, no momento em que escalam as tensões entre o Londres e Pequim e semanas depois de um polémico acordo de princípio sobre investimentos entre a China e a União Europeia, de que os britânicos já não fazem parte.

O chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, disse que a atitude de Pequim face aos uigures é uma "barbárie" que está a ser cometida sob pretexto de combate ao terrorismo e ao radicalismo islâmico.

Em resposta, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, Zhang Jun disse que esta medida de Londres é um ataque "puramente político" e "sem fundamento" e aconselhou a diplomacia britânica a não "interferir nos assuntos internos da China".

Zhang referia-se ao facto de Raab ter criticado o que chamou de "violações inaceitáveis dos direitos humanos", anunciando medidas para proibir as importações e exportações vinculadas ao trabalho forçado dos uigures.

Os uigures são o principal grupo étnico em Xinjiang, uma enorme região no noroeste da China que tem fronteiras comuns com o Afeganistão e com o Paquistão.

De acordo com especialistas estrangeiros, um milhão de uigures foram detidos nos últimos anos em campos de reeducação política, apesar dos desmentidos de Pequim, que afirma tratarem-se de centros de treino vocacional, destinados a manter as pessoas longe da tentação do islamismo radical.

Leia Também: Barcelona compete com Pequim para Capital Mundial da Arquitetura 2026

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório