Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Decreto para renovar Emergência na AR; 64 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Decreto para renovar Emergência na AR; 64 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:31 - 12/01/21 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

No final da reunião do Infarmed desta terça-feira, o primeiro-ministro reiterou que vai ser imposto um confinamento geral e avançou que "as medidas devem ter um horizonte de um mês". António Costa admitiu que esse período não será definitivo e que as medidas a implementar serão reavaliadas após 15 dias. Acrescentou ainda que serão anunciadas o mais "rapidamente possível".

Sobre o encerramento das escolas, e perante os dados apresentados pelos especialistas esta manhã, o primeiro-ministro disse que "nada justifica o encerramento das escolas até aos 12 anos".

Um estudo divulgado hoje indica que os portugueses reduziram a utilização de máscara nas semanas que coincidiram com o Natal e o Ano Novo

Os Estados Unidos são, de longe, o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Seguem-se a Índia e o Brasil. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. 

00h02 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h54 - A entrada nos Estados Unidos só será permitida, a partir de 26 de Janeiro, a passageiros que apresentem um teste de Covid-19 negativo, anunciaram hoje as autoridades. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), o teste só será aceite se tiver sido realizado nos três dias anteriores à partida do voo para os Estados Unidos. 

23h21 - O Ministério da Saúde do Panamá pondera alugar contentores refrigerados para armazenar os corpos de vítimas de Covid-19 devido à saturação das morgues dos hospitais nas zonas mais afetadas pela pandemia, incluindo a capital. O Panamá (4,2 milhões de habitantes) já registou mais de 281 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia e 4.500 mortos, com um aumento acentuado no último mês. 

23h00 - Já foram administradas mais de nove milhões de primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 nos Estados Unidos, anunciou o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano. 

22h36 - O Governo tem ajudado o desporto na crise da Covid-19 com "um conjunto de medidas excecionais", embora o ministro da tutela, Tiago Brandão Rodrigues, admita que é preciso "fazer mais"

22h30 - O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta terça-feira, mais 64.025 casos de infeção por novo coronavírus. O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 8.195.637. A tutela reporta ainda mais 1.110 mortos nas últimas 24 horas, depois de dois dias com cerca de 400 vítimas mortais reportadas. O total de vítimas mortais acumuladas, por motivo do vírus SARS-CoV-2, é de 204.690.

22h25 - Dez utentes de um lar da Misericórdia de Borba, distrito de Évora, onde existe um surto de Covid-19 e que fizeram testes com resultados negativos, foram hoje transferidos para outra estrutura em Vila Viçosa, indicou a instituição. 

21h12 - Um juiz ordenou ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos o adiamento da execução de dois reclusos condenados por homicídio, de forma a poderem recuperar da Covid-19, avança o The Guardian.

Cory Johnson e Dustin Higgs foram condenados por homicídio. As execuções estavam agendadas para quinta e sexta-feira na prisão de Terre Haute, no Indiana. O juiz ordenou que fossem adiadas pelo menos até ao dia 16 de março

20h55 - O diploma de Marcelo Rebelo de Sousa que modifica e renova o Estado de Emergência também permite impor testes de diagnóstico do novo coronavírus ou o confinamento compulsivo de pessoas para a entrada em Portugal

20h42 - O Presidente da República salvaguarda no novo diploma do Estado de Emergência a livre deslocação dos cidadãos para o exercício do voto nas eleições presidenciais e prevê votação nos lares de idosos

20h40 - Os ministros dos Transportes e do Governo Local do Maláui morreram hoje vítimas de Covid-19, anunciou a presidência deste país africano. 

20h22 - A linha SNS24 atendeu 274.388 chamadas nos primeiros dez dias deste ano, registando um aumento de quase 100 mil contactos em relação aos últimos dez dias de 2020, anunciou hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). 

20h19 - A vacina CoronaVac contra a Covid-19, do laboratório chinês Sinovac, registou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil, informou hoje o Instituto Butantan. O índice de eficácia global aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos, ou seja, infetados com sintomas leves, moderados ou graves.

20h16 - O candidato à Presidência da República João Ferreira defendeu hoje que são necessárias medidas adicionais para travar a progressão da pandemia de Covid-19, mas considerou que o Estado de Emergência "não pode ser entendido como a medida"

19h56 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou para a Assembleia da República o decreto para renovação do Estado de EmergênciaSerá prolongado por mais 15 dias, até ao dia 30 de janeiro

19h52 - O número de infetados associado ao surto de Covid-19 no hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, aumentou para 129, registando-se 27 novos casos nas últimas 24 horas, disse hoje à Lusa fonte oficial do município.

19h50 - O ministro da Educação apelou hoje no Parlamento a um "amplo consenso" na defesa de manter as escolas abertas, alertando que o seu encerramento irá prejudicar "irremediável e precipitadamente" o percurso de aprendizagem dos alunos mais frágeis. 

19h46 - O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou hoje a prorrogação até 9 de fevereiro das restrições em curso nos Países Baixos para tentar travar a propagação da pandemia de coronavírus, face a um número de contágios muito elevado. 

Nos Países Baixos foram contabilizados quase 880 mil casos de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, e mais de cinco mil nas últimas 24 horas.

19h31 - O Governo deu parecer favorável à renovação do Estado de Emergência, que deverá vigorar entre os dias 16 e 30 de janeiro, adianta a SIC Notícias. Este novo Estado de Emergência terá ainda de passar pelo crivo da Assembleia da República, esta quarta-feira.

19h17 - A França registou esta terça-feira mais 19.753 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias. No total, já foram identificados 2.806.590O número total de mortes aumentou esta terça-feira para 68.802, com mais 362 óbitos registados no último dia.

18h53 - O ministro da Educação admitiu hoje que seriam "bem-vindas" às escolas formas de rastreio e despistagem de Covid-19, mas referiu que a realização de testes são decisões da área da saúde.

"Todos os rastreios que as autoridades de saúde entendam ser positivos são saudados e bem-vindos pelo Ministério da Educação, como é óbvio. O mesmo disse sobre a vacinação. Mas não sou eu que me vou interpor no meio das prioridades que um conjunto de peritos e a DGS definiu como prioridades, como a taxa etária ou serem profissionais de saúde", respondeu Tiago Brandão Rodrigues. 

18h32 - Numa publicação no Twitter, António Costa que na sequência da reunião do Infarmed "foi consensual que, face à fortíssima dinâmica de crescimento da pandemia, teremos de adotar medidas mais restritivas (...) para um período de um mês". 

O primeiro-ministro salientou que "não houve consenso" na questão das escolas, mas deixou uma garantia. "Acima de tudo estão a vida e a saúde das pessoas. Não hesitaremos em tomar todas as medidas necessárias para controlar o aumento de casos", assinalou António Costa. 

18h11 - Os Açores registam mais uma vítima mortal provocada pela Covid-19. A Autoridade Regional de Saúde comunicou que morreu um homem de 66 anos, que estava internado no Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, desde o dia 24 de novembro. É o terceiro óbito causado pela doença na Terceira, o 23º nos Açores desde o início da pandemia

18h09 - O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 25.438 casos de contágio ao balanço totalO número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo é agora de 2.137.220As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 408 pessoas nas últimas 24 horas. Em termos globais, Espanha já contabiliza 52.683 mortes desde o início da crise pandémica.

17h50 - O processo de vacinação contra a Covid-19 na GNR começou hoje com profissionais de saúde do centro clínico da Guarda em Lisboa, prevendo-se que sejam vacinados 233 elementos até ao final da semana. 

17h49 - A esmagadora maioria dos partidos, à exceção do PAN, recusaram hoje que se dê prioridade à vacinação contra a Covid-19 ao Presidente e ao primeiro-ministro

17h47 - O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana aprovou, entre abril e dezembro, apoio para o pagamento da renda habitacional a 748 famílias, correspondente a menos de um terço do total, segundo dados da tutela conhecidos hoje. 

17h43 - O CDS vai votar a favor da renovação do Estado de Emergência, alterando o sentido de voto em relação às renovações anteriores, em que se absteve, anunciou hoje o presidente do partido. 

"Está em causa um novo confinamento porque foi aqui anunciado que era a única solução viável e útil para conseguirmos salvar vidas. E o CDS, querendo salvar vidas e sabendo qual é o plano que vai ser executado daqui para a frente, só tem uma opção, que é votar favoravelmente o Estado de Emergência", disse Francisco Rodrigues dos Santos.

17h25 - As autoridades sanitárias britânicas reportam esta terça-feira mais 1.243 mortes, uma subida significativa em relação à véspera (529), tornando-se no segundo pior registo diário de mortes desde o início da pandemia no país. Incluindo ao balanço oficial aquelas mortes cuja certidão de óbito faz referência ao coronavírus mas cuja infeção não foi confirmada por teste nos 28 dias anteriores, o número total é de 89.243.

Foram contabilizados, ainda, mais 45.533 novos casos de contágio

17h23 - O PAN vai viabilizar a renovação do Estado de Emergência alegando que os dados mostram que o país está perante um "tsunami sanitário", e propõe que os profissionais das escolas sejam testados e vacinados. 

17h17 - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, e a sua esposa, iniciaram um período de isolamento profilático de 14 dias após estarem em contacto com uma pessoa que está infetada com o coronavírus, segundo o El País. Piñera e a primeira-dama, Cecilia Morel, "encontram-se sem sintomas" e os testes mais recentes que fizeram foram negativos. 

16h58 - Cerca de 25% a 30% das pessoas que tiveram Covid-19 mantêm sintomas além de oito meses após a recuperação, o que transforma esta doença numa patologia crónica, segundo um estudo divulgado hoje pelo epidemiologista Henrique Barros.

16h56 - A candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, testou negativo ao novo coronavírus e retomará a campanha presencial amanhã, depois de a linha SNS24 não a ter considerado um contacto de risco com o Presidente da República. 

16h55 - O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) admitiu hoje um novo confinamento para travar a pandemia de Covid-19, mas defendeu medidas de apoio social e económico e também um reforço no Serviço Nacional de Saúde .

16h53 - A ministra da Saúde, Marta Temido, preside na quarta-feira a uma reunião informal de ministros da Saúde da UE para um ponto de situação do processo de vacinação e do combate à pandemia, foi hoje anunciado. 

16h47 - proteção civil italiana anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 14.242 novos casos de Covid-19 e morreram mais 616 pessoas nas últimas 24 horas. No total, Itália soma 2.303.263 casos de contágio e 79.819 vítimas mortais. O total de recuperados é de 1.653.404.

16h22 - O peso da variante do Reino Unido do SARS-Cov-2 em Portugal "ainda é modesto", mas é preciso "ter cautela" e parar a sua disseminação, porque está a acompanhar a mesma linha de tendência, realçou o investigador João Paulo Gomes. 

"A tendência é crescente" e "sobrepõe-se perfeitamente com a linha das primeiras semanas do Reino Unido e agora recentemente" na Irlanda, o que "era expectável", afirmou o investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na reunião que decorreu hoje no Infarmed

16h18 - A candidata presidencial Ana Gomes afirmou hoje que o Presidente da República e Parlamento devem ponderar adiamento das eleições presidenciais devido à evolução da pandemia, dizendo não desejar esse cenário, mas assegurando que não se oporá. 

"Face aos dados hoje revelados imagino que também a Assembleia da República deva ponderar uma iniciativa no sentido do eventual adiamento das eleições presidenciais para data que permita a participação democrática e segura dos cidadãos e uma maior afluência às urnas sem riscos de saúde", refere Ana Gomes. 

16h07 - O PSD considerou hoje que o Governo não pode continuar a responder e a combater a pandemia com as "receitas de 2020", afirmando que a atual situação epidemiológica está descontrolada. 

Ricardo Baptista Leite sublinhou que a situação epidemiológica atual é "verdadeiramente dramática" e que as próximas semanas vão exigir "um esforço gigantesco por parte de todos". 

16h05 - A PRO.VAR - Promover e Inovar a Restauração Nacional avisou hoje que os despedimentos no setor podem ultrapassar os 100 mil, no primeiro trimestre deste ano, segundo um inquérito realizado a empresários da restauração, com especial incidência nos restaurantes. 

16h02 - O candidato presidencial Tiago Mayan frisou hoje que é "absolutamente necessário" que o Governo assuma a "responsabilidade das suas decisões" e defina formas de compensação "direta, imediata e sem burocracias" para pessoas e atividades que ficarem confinadas

16h00 - O Bloco de Esquerda defendeu hoje que os detentores de altos cargos políticos, como o Presidente da República ou o primeiro-ministro, devem ser vacinados segundo os critérios definidos e recusou que passem "à frente" da restante população.

"Eu creio que detentores de cargos políticos, como pessoas que são, como parte integrante da população mas não indiferenciada das outras, devem ter o mesmo acesso a essa vacinação, ou seja, não passar à frente da restante população e cumprir os critérios definidos para a restante população", argumentou Moisés Ferreira.

15h55 - O PCP vai voltar a votar contra a renovação do Estado de Emergência para dar resposta à pandemia de Covid-19 e pediu mais medidas de emergência, e não apenas "medidas restritivas", anunciou hoje Jerónimo de Sousa. 

O secretário-geral do PCP afirmou ainda que a situação não se resolve "com o confinamento absoluto".

15h51 - A diretora-geral de Saúde da Comissão Europeia rejeita as críticas de escassez de vacinas. Sandra Gallina garantiu hoje que a carteira adquirida pela Comissão Europeia é mais do que suficiente, e antecipou que tal será visível no segundo trimestre. 

"Assisti a um grande debate sobre os números [de doses adquiridas]. Alguns imaginaram que se podia comprar mais. Posso dizer que fomos muito longe e comprámos tudo o que podíamos", declarou.

15h37 - Marcelo Rebelo de Sousa voltou a testar negativo para o coronavírus. Numa nota publicada no site da Presidência da República, informa-se que o Chefe de Estado aguarda agora orientações das autoridades de saúde

Depois do teste que deu positivo, o Presidente da República foi testado mais duas vezes e em ambos os casos os resultados foram negativos. 

15h25 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira que deu conta de 7.259 novos casos de Covid-19 e mais 155 mortes (um novo máximo). Em termos acumulados, Portugal contabiliza 496.552 casos de infeção e ultrapassou a marca das 8.080 vítimas mortais. O número de recuperados é agora de 378 mil. Há 110 mil casos ativos no território nacional

O número de internamentos continua a ser um factor de preocupação. Os dados de hoje mostram que Portugal já está acima dos quatro mil internamentos. Há quase 600 pessoas nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório