Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Judeus checos lamentam uso da Estrela de David em manifestação

As igrejas e a Federação das Comunidades Judaicas da República Checa denunciaram hoje o uso, por manifestantes negacionistas da covid-19, da Estrela de David, um símbolo da perseguição aos judeus pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Judeus checos lamentam uso da Estrela de David em manifestação
Notícias ao Minuto

20:00 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

com grande angústia que vimos a Estrela de David ser usada indevidamente por manifestantes anti-vacina" para o novo coronavírus, lamentaram a Conferência dos Bispos Checos, o Conselho Mundial de Igrejas e a Federação das Comunidades Judaicas num comunicado comum.

Os negacionistas, alguns a favor do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestaram-se sexta-feira no centro de Praga com estrelas amarelas marcadas como "não vacinado" para denunciar a campanha de vacinação lançada pelo governo checo.

A República Checa começou a vacinação contra a covid-19 logo após o Natal, com o primeiro-ministro populista e bilionário Andrej Babis a ser administrado com a primeira vacina.

Domingo, uma nova manifestação de negacionistas reuniu nas ruas de Praga cerca de 3.000 pessoas, que gritaram palavras de ordem como "nós não somos ovelhas!" ou "não à vacinação!", um comício em que as regras de distanciamento social foram amplamente ignoradas.

Os manifestantes dizem que as restrições do Governo não conseguiram conter a contaminação e estão a devastar a economia. 

As autoridades de saúde checas registaram até agora mais de 830.000 casos confirmados de covid-19, a que estão associadas mais de 13.000 mortes, com um aumento diário de contágios que, por duas vezes na semana passada, ultrapassou o recorde de 17.000 infeções.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório