Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Israel nomeia diplomata para reabrir representação em Marrocos

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita designou um diplomata para reabrir a missão diplomática do Israel no reino norte-africano, depois da normalização das relações bilaterais em dezembro.

Israel nomeia diplomata para reabrir representação em Marrocos
Notícias ao Minuto

20:05 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Israel

O embaixador israelita no Egito entre 2016 e 2020, David Govrin, vai ser o encarregado de negócios em Rabat e assumir funções "nos próximos dias", disse hoje à AFP um dirigente israelita.

Marrocos e Israel assinaram em dezembro um acordo de normalização de relações, apadrinhado pelos EUA, com acordos bilaterais centrados em ligações aéreas diretas, gestão da água, interligações entre os sistemas financeiros e um acordo de isenção de vistos para os diplomatas.

Marrocos fechou o seu escritório de ligação em Telavive em 2000, no início do segundo levantamento ('intifada') palestiniano. Uma delegação marroquina deslocou-se ao local h+a duas semanas, para preparar a reabertura.

o reino foi o quarto Estado árabe a normalizar em 2020 relações com Israel, depois de Emiratos Árabes Unidos, Bahrein e Sudão.

Durante uma chamada telefónica, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, convidou o rei marroquino a visitar o Estado hebreu.

Em Marrocos vive a mais importante comunidade judia da África do Norte, com cerca de três mil pessoas. Em Israel vivem cerca de 700 mil judeus de origem marroquina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório