Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Marcelo testa positivo. Brasil reporta 25 mil novos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo testa positivo. Brasil reporta 25 mil novos casos

Portugal registou esta segunda-feira 122 mortos relacionados com a Covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e 5.604 novos casos de infeção.

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 3.983 pessoas, das quais 567 em cuidados intensivos. Também aqui Portugal atingiu novos máximos.

Recorde-se que ministra da Saúde esteve hoje reunida com a 'task force' do Plano de Vacinação contra a Covid-19 e indicou que Portugal vai receber 8.400 doses da vacina da Moderna "ainda esta semana".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h45 - Vitorino Silva vai aguardar contacto de DGS. O candidato presidencial Vitorino Silva disse hoje à agência Lusa que vai aguardar pelo contacto das autoridades sanitárias para saber se é um contacto de risco, depois de se saber que o Presidente da República está infetado com o novo coronavírus.

23h34 - João Ferreira "tranquilo" e a aguardar indicações após PR testar positivo. O candidato presidencial João Ferreira disse hoje estar "tranquilo" relativamente ao facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter tido um resultado positivo num teste à Covid-19, acrescentando que vai aguardar por indicações das autoridades de saúde.

23h23 - Ana Gomes não foi ainda contactada por Belém e aguarda instruções da DGS. A candidata presidencial Ana Gomes não foi ainda contactada pela Presidência da República e está a aguardar instruções da Direção Geral de Saúde (DGS), depois de ser tornado público que Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo à Covid-19.

23h00 - Costa deseja a Marcelo rápida recuperação e manterá contacto permanente. O primeiro-ministro desejou hoje "rápida e completa recuperação" ao Presidente da República, que testou positivo ao novo coronavírus, adiantando que já falou com o chefe de Estado ao telefone e que manterá com ele "contacto permanente".

22h45 - Candidatos presidenciais desejam as melhoras ao Presidente da República.

22h28 - Daniel Oliveira em isolamento após contacto com Presidente da República. O comentador político fez uma entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa para o podcast 'Perguntar Não Ofende'.

22h25 - Brasil notifica quase 26 mil novos casos e regista mais 480 óbitos. Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta segunda-feira que deu conta de 25.822 novos casos de Covid-19 e mais 480 mortes no espaço de 24 horas. O Brasil acumula 8.131.612 casos positivos e 203.580 vítimas mortais desde o início da pandemia.

22h05 - Presidente da República testa positivo, mas assintomático. "Tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo", lê-se na nota da Presidência da República.

O comunicado indica, ainda, que o "Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico".

Toda a agenda para os próximos dias, a começar com sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para amanhã, foi cancelada.

21h40 - Madeira com mais 2 mortes e um total de 1.234 infeções ativas. A Madeira registou hoje 88 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos, elevando para 20 o número de mortes associados à doença, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas é agora de 1.234.

21h14 - "Vírus não se combate com cortes salariais e bancos de horas encapotados". O candidato presidencial João Ferreira advertiu hoje que o novo coronavírus não se combate com cortes salariais e bancos de horas "encapotados", mas sim respeitando os direitos dos trabalhadores e valorizando os seus salários.

21h02 - Total de infetados no surto em lar da Misericórdia de Borba sobe para 68. O total de infetados no surto de Covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, subiu de 37 para 68, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor.

20h52 - Médio Tejo aumenta capacidade para doentes Covid-19 em enfermaria e UCI. O Centro Hospitalar do Médio Tejo tem, agora, 130 camas em enfermaria e 16 camas em Medicina Intensiva para doentes Covid-19, o que espelha " o ponto crítico que atualmente se vive".

20h51 - Angola com recorde de 953 recuperados e reporta 61 novos casos. Angola registou o maior número de recuperados da Covid-19 desde o início da pandemia, num total de 953 pessoas, tendo sido registados 61 novos casos e mais quatro óbitos, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

20h50 - Aguiar da Beira com 106 casos positivos em lares. O concelho de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, regista hoje 106 casos positivos de covid-19 em lares de idosos, entre utentes e funcionários, anunciou o presidente da Câmara Municipal.

20h47 - Cerca de 2 mil utentes e funcionários de lares vão ser vacinados em Loures. Perto de dois mil utentes e trabalhadores de 39 lares do concelho de Loures, no distrito de Lisboa, começam na terça-feira a ser vacinados contra a Covid-19, informou hoje a câmara municipal.

20h33 - Congressista contraiu coronavírus na sequência da invasão do Capitólio. Bonnie Watson Coleman acredita que foi exposta ao vírus quando esteve fechada em segurança numa sala com outros membros do Congresso. Muitos "ignoraram instruções para usar máscaras", queixou-se.

20h21 - O Centro Hospitalar do Médio Tejo aumentou a capacidade para doentes Covid-19 em enfermaria e nas unidades de cuidados intensivos. Tem, agora, 130 camas em enfermaria e 16 camas em Medicina Intensiva para doentes Covid-19, o que espelha " o ponto crítico que atualmente se vive".

20h11 - O total de infetados no surto de Covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, subiu de 37 para 68, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor.

19h41 - Organização Mundial de Saúde admite que não será possível alcançar imunidade de grupo este ano. A vacinação contra a Covid-19 já está é uma realidade em vários países da Europa, no Reino Unido, nos Estados Unidos, e outros locais do mundo, mas a imunidade de grupo ainda está distante, avisam os responsáveis da Organização Mundial de Saúde. Dale Fisher, responsável pelo Alerta Global de Epidemias e Rede de Resposta da OMS, indicou esta segunda-feira, na conferência Reuters Next, que a retoma da normalidade não será rápida.

"Sabemos que precisamos de alcançar a imunidade de grupo e precisamos disso numa maioria dos países, portanto não vamos ver isso em 2021", disse Fisher.

19h40 - França reporta 3.582 novos contágios e mais de 300 mortes. A Direção-Geral da Saúde francesa indicou esta segunda-feira que foram detetados 3.582 novos contágios por coronavírus e foram registadas 310 mortes em 24 horas. O número de casos é muito inferior ao de ontem, o que se pode dever aos atrasos no reporte de dados ao fim de semana. França totaliza 2.786.838 casos confirmados e 68.060 vítimas mortais.

19h15 - Marcelo, Governo e saúde no alvo em dia de campanha 'quase' normal. Os candidatos presidenciais começaram hoje o segundo dia de campanha ao ritmo pré-pandemia, antes do confinamento que deixará a maioria 'on-line', falaram da saúde que falta em tempos de covid-19 e da vacina para a democracia.

18h50 - Unidade de Saúde da Guarda começa vacinação em lares na terça-feira. A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda começa na terça-feira a ministrar a vacina contra a covid-19 nos utentes dos lares de idosos da sua área de abrangência, anunciou hoje o presidente do conselho de administração.

18h41 - Surto no hospital de Torres Vedras aumenta para 102 infetados. O número de infetados associados ao surto de Covid-19 no hospital de Torres Vedras aumentou em 27 casos num dia, situando-se agora num total de 102 infetados, segundo o boletim epidemiológico do município hoje divulgado.

18h30 - Mais de 46 mil novas infeções e 529 óbitos em 24 horas no Reino Unido. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico referiu esta segunda-feira que foram identificados 46.169 novos casos de Covid-19 e morreram 529 pessoas no espaço de 24 horas. No total, o Reino Unido soma 3.118.518 casos de contágio e 81.960 vítimas mortais.

18h25 - Unidade de Saúde da Guarda começa vacinação em lares na terça-feira. A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda começa na terça-feira a ministrar a vacina contra a covid-19 nos utentes dos lares de idosos da sua área de abrangência, anunciou hoje o presidente do conselho de administração.

17h58 - Comissária e ministra da Saúde acertam estratégia para "meses difíceis". A comissária europeia da Saúde deu hoje conta de "uma reunião muito importante e positiva" com a ministra Marta Temido, com quem tenciona trabalhar em estreita colaboração nos "difíceis meses" que se avizinham, para superar a pandemia da Covid-19.

17h57 - PSD coloca 50 perguntas ao primeiro-ministro sobre atribuição de apoios. O PSD dirigiu hoje ao primeiro-ministro a um conjunto de 50 perguntas sobre a atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior, inclusive sobre o Fundo Revita.

17h56 - Situação limite do Hospital de Aveiro preocupa PCP. O PCP manifestou hoje preocupação pela "situação limite" que se vive no Hospital de Aveiro para fazer face ao elevado número de doentes Covid-19.

17h34 - Espanha regista 61.422 novos casos e 401 mortes desde sexta-feira. Ministério da Saúde espanhol anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 61.422 novos casos de Covid-19 e morreram 401 pessoas desde a passada sexta-feira. O governo espanhol não revela dados ao fim de semana.

Em termos globais, Espanha soma 2.111.782 casos de infeção e 52.275 óbitos.

17h30 - Madeira: Recolher obrigatório às 19h e suspensão de aulas para o 3º ciclo. Miguel Albuquerque anunciou, esta segunda-feira, novas restrições para a Madeira, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, entre as quais o recolher obrigatório às 19h durante a semana e a suspensão das aulas presenciais para o terceiro ciclo de ensino.

17h25 - APCP preocupada com excesso de óbitos e com a forma como pessoas morrem. A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) considerou hoje que, apesar de o excesso de mortes ser "um grande problema", é preciso pensar sobre os cuidados que estas pessoas recebem antes de morrer para minimizar a dor.

16h59 - PM grego defende entrega dos fundos europeus "o mais depressa possível". O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, defendeu hoje em Lisboa a disponibilização dos fundos europeus "o mais depressa possível", e sublinhou as convergências com Portugal apesar das diferenças "ideológicas".

16h45 - Pais contra ensino à distância e alertam para mais desigualdades. Pais e encarregados de educação estão contra a hipótese do regresso do ensino à distância e avisam que o aumento de novos casos de Covid-19 disparou após as férias de Natal, quando as escolas estavam encerradas.

16h38 - Itália notifica 12 mil novos casos e 448 óbitos nas últimas 24 horas. As autoridades de Saúde italianas reportaram esta segunda-feira mais 448 mortes associadas ao novo coronavírus, uma nova subida em relação aos 361 óbitos reportados no domingo. No que diz respeito ao número de casos de infeção, o Ministério da Saúde italiano indica que a tendência foi inversa: baixou de 18.627, no domingo, para 12.532, hoje.

16h18 - Costa invoca peritos para manter escolas abertas no novo confinamento. O primeiro-ministro afirmou hoje que, entre os peritos, a posição mais consolidada aponta no sentido de manter os estabelecimentos de ensino abertos num novo confinamento e adiantou que essa é também a vontade do Governo.

16h00 - Mais sete óbitos em lares do concelho de Viana do Alentejo. Mais sete utentes de lares de Viana do Alentejo (Évora) infetados com o vírus que provoca a Covid-19 morreram, um deles a primeira vítima mortal na Misericórdia da sede de concelho, revelaram hoje os provedores.

15h58 - Von der Leyen pede ação urgente para clima para evitar "era de pandemias". A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou hoje que se não se "agir com urgência" para mitigar os efeitos do aquecimento global, o mundo pode estar a entrar "no início de uma era de pandemias".

15h45 - PSP acaba com festa de aniversário em bar de Ovar. A PSP pôs na sexta-feira fim a uma festa de aniversário num bar em Ovar, no distrito de Aveiro, com a presença de quase 20 pessoas, informou hoje aquela força policial.

15h31 - Costa quer "máxima velocidade" institucional para que país reforce confinamento. O primeiro-ministro afirmou que o calendário institucional de decisão será cumprido com "grande velocidade" para que o país entre rapidamente num confinamento mais severo e defendeu que tem preparado os cidadãos para essas medidas mais restritivas.

António Costa assumiu estas posições numa conferência de imprensa conjunta com o líder do executivo grego, Kyriakos Mitsotakis, depois de questionado sobre a possibilidade de o Governo português anunciar medidas de confinamento geral na quarta-feira à tarde, fazendo com que entrem em vigor logo às 00:00 de quinta-feira.

15h35 - A ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitaram hoje o polo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas.

15h31 - BioNTech prevê produzir dois mil milhões de doses de vacina até ao fim do ano. A empresa alemã de biotecnologia BioNTech estimou hoje estar em condições de produzir dois mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até ao final de 2021, muito acima do anterior objetivo de 1,3 mil milhões.

15h28 - Federação de Setúbal pede urgência na vacinação de bombeiros. A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal (FBDS) apelou hoje à vacinação urgente dos bombeiros, que diz serem o maior agente de proteção civil do país, face ao agravamento da pandemia de Covid-19.

15h27 - Centros Comerciais querem ajudas diretas se houver novas restrições. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defendeu hoje ajudas diretas do Estado se houver medidas mais restritivas ao setor, o qual "já despendeu mais de 600 milhões de euros no apoio aos lojistas" devido à pandemia.

15h25 - Para recordar, caso tenha chegado agora aqui:

  • Portugal regista mais 122 mortos (novo máximo) e 5.604 casos de Covid-19. Portugal regista hoje 122 mortos relacionados com a Covid-19, o valor diário mais elevado desde o inicio da pandemia, e 5.604 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Este é o dia com maior número de mortes diárias registadas desde o inicio da pandemia, em março de 2020, superando o recorde registado na sexta-feira quando os dados davam conta da morte de 118 pessoas.
  • Os concelhos onde a Covid-19 é mais crítica. Há 57 em risco extremo. Mourão continua a ser o concelho onde a situação da Covid-19 é mais crítica, com mais casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes. Os dados foram atualizados, esta segunda-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dando também conta de mais 122 vítimas mortais e 5.604 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

15h15- Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Maior nº de mortes num dia e mais 213 internados em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório