Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Israel anuncia mais colonatos e arrisca prejudicar relação com Biden

Israel anunciou hoje planos para construir 800 novas habitações para colonos na Cisjordânia ocupada, decisão que pode prejudicar as relações com a próxima administração norte-americana do presidente eleito Joe Biden.

Israel anuncia mais colonatos e arrisca prejudicar relação com Biden
Notícias ao Minuto

11:59 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Israel/ EUA

O gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, fez o anúncio, indicando que aquele total inclui 100 habitações num colonato onde uma israelita foi morta recentemente num alegado ataque terrorista.

O anúncio ocorre quando Netanyahu se encontra em campanha para as legislativas de 23 de março, as quartas em Israel em cerca de dois anos.

Biden opõe-se ao alargamento dos colonatos e prometeu uma abordagem mais imparcial em relação ao conflito israelo-palestiniano.

Israel ocupou a Cisjordânia e Jerusalém Oriental na designada Guerra dos Seis Dias, em 1967, territórios que os palestinianos pretendem para um eventual futuro Estado.

Cerca de 500.000 israelitas vivem em colonatos na Cisjordânia, considerados ilegais face à lei internacional. Os palestinianos veem os colonatos como um dos principais obstáculos à paz, posição com largo apoio da comunidade internacional.

A administração do presidente cessante, Donald Trump, deu um apoio sem precedentes a Israel no seu conflito com os palestinianos, abandonando posições da diplomacia norte-americana com décadas, nomeadamente em relação aos colonatos.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, tornou-se o ano passado o primeiro diplomata de topo dos Estados Unidos a visitar um colonato na Cisjordânia.

Leia Também: Magnata israelita acusado de suborno na Guiné-Conacri julgado em Genebra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório