Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Iémen saúda decisão dos EUA de classificar Huthis como grupo terrorista

O Governo do Iémen, apoiado pela comunidade internacional, saudou hoje a decisão do Governo dos Estados Unidos de classificar os rebeldes Huthis como um grupo "terrorista".

Iémen saúda decisão dos EUA de classificar Huthis como grupo terrorista
Notícias ao Minuto

11:26 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Iémen

"Os Huthis merecem ser classificados como organização terrorista estrangeira, não apenas devido aos seus atos de terrorismo, mas também devido aos seus esforços contínuos para prolongar o conflito", sublinhou, num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Iémen.

O Governo de Trump anunciou no domingo, a dez dias do fim do seu mandato, que colocaria os rebeldes Huthis na lista negra de grupos "terroristas", o que, segundo organizações internacionais, pode agravar a crise humanitária naquele país do Médio Oriente.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, explicou que notificará o Congresso desta decisão a fim de fortalecer a "dissuasão contra as atividades nocivas do regime iraniano", que apoia o grupo rebelde iemenita contra o Governo suportado por uma coligação liderada pelo Arábia Saudita, aliada de Washington.

Três líderes Huthis também estão na lista negra, incluindo o seu líder Abdel Malek al-Houthi.

Os rebeldes Huthis no Iémen condenaram hoje a sua designação como um grupo "terrorista" pelo Governo do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem acusam de ter políticas terroristas.

Desde 2015, a guerra no Iémen mergulhou o país - o mais pobre da Península Arábica - na pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU, com quase toda a população à beira da fome e ameaçada por epidemias.

Leia Também: Rebeldes Huthis condenam ser classificados de terroristas pelos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório