Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Treze soldados mortos em emboscada do Estado Islâmico na Nigéria

Treze soldados nigerianos foram mortos, no sábado, durante uma emboscada do grupo extremista Estado Islâmico no Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, disseram hoje fontes militares à France Presse.

Treze soldados mortos em emboscada do Estado Islâmico na Nigéria
Notícias ao Minuto

09:05 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Os membros do grupo Estado Islâmico da África Ocidental (Iswap) dispararam contra um comboio de veículos militares durante uma emboscada localizada perto da cidade de Gazana, 30 quilómetros de Damaturu, a capital do Estado.

Os atacantes usaram armas ligeiras e lança-foguetes.

"Nós perdemos 13 soldados nesta emboscada e vários ficaram feridos", disse à AFP um oficial militar das forças governamentais.

Os veículos dirigiam-se para uma base do Exército situada na cidade de BuniYadi, a 50 quilómetros de Damaturu, precisou uma segunda fonte militar que transmitiu o mesmo número de mortos.

"Os confrontos foram ferozes e os terroristas também sofreram baixas", acrescentou a fonte sem fornecer a identidade dos extremistas islâmicos abatidos.

A região de Buni Yadié um dos bastiões do Iswap, onde leva a cabo regularmente ataques contra militares e viajantes civis.

Os radicais islâmicos deslocam-se no perímetro de Buni Yadi, num campo situado nas florestas de Benisheikh, no Estado vizinho de Borno.

São frequentes os confrontos entre os extremistas islâmicos e as tropas nigerianas.

Desde 2009, o nordeste da Nigéria e em particular o Estado de Borno, é alvo de ataques dos radicais islâmicos do grupo Boko Haram.

Em 2016, o grupo Boko Haram dividiu-se em duas fações: uma dirigida por Abubakar Shekaue a outra, o Iswap, ligado ao grupo Estado Islâmico.

Desde o início do conflito morreram 36 mil pessoas e mais de dois milhões de civis tiveram de abandonar os locais onde viviam.

Leia Também: Covid-19: Capital económica da Nigéria enfrenta nova vaga mais mortal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório