Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Arábia Saudita anuncia criação de cidade ecológica sem carros

A Arábia Saudita, o maior exportador mundial de petróleo bruto, anunciou hoje a criação de uma cidade ecológica com "zero carros, zero estradas, zero emissões de CO2" no NEOM, zona no noroeste do reino que se encontra em desenvolvimento.

Arábia Saudita anuncia criação de cidade ecológica sem carros
Notícias ao Minuto

20:24 - 10/01/21 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

Uma região futurista e turística, NEOM, está na lista dos muitos megaprojetos em curso para diversificar a economia da Arábia Saudita, que depende fortemente da exportação do petróleo.

"Como presidente da direção da NEOM, apresento-vos "THE LINE", uma cidade que pode acomodar um milhão de habitantes, tem 170 km de comprimento e preservará 95% das áreas naturais", anunciou o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman num comunicado transmitido na televisão.

"Não haverá carros, estradas e terá emissões zero de carbono", acrescentou o líder do país que é a maior economia do mundo árabe, mas regularmente classificada entre os estados mais poluidores do mundo.

"Devemos transformar as cidades em cidades do futuro", disse, referindo-se a uma "revolução civilizacional".

Quanto a detalhes do projeto, só serão divulgados mais tarde, assegurou o príncipe Mohammed bin Salman, antes de mostrar imagens computorizadas da "linha" e paisagens de desertos primitivos e mares azuis.

A cidade pensada para peões terá serviços, tais como escolas e centros de saúde, bem como espaços verdes e transportes públicos de alta velocidade, que não fazem mais de 20 minutos de viagem, de acordo com um comunicado de imprensa.

O novo centro urbano será também baseado em tecnologias de inteligência artificial (IA) e "equipamento de baixo impacto de carbono, alimentado a 100% por energia renovável".

A construção da "THE LINE" terá início no primeiro trimestre de 2021 e será financiada pelo Fundo Saudita de Investimento Público (PIF), o principal instrumento da política de diversificação económica do país.

O projeto irá criar 380 mil empregos e a sua contribuição para o PIB está estimada em 180 mil milhões de riyals (mais de 39 mil milhões de euros) até 2030, de acordo com o comunicado de imprensa da NEOM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório