Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estado Islâmico mata sete membros das Forças de Defesa Nacional da Síria

Sete membros das Forças de Defesa Nacional, pró-governamentais, foram mortos hoje pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria Oriental, o último de uma série de ataques mortais de jihadistas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Estado Islâmico mata sete membros das Forças de Defesa Nacional da Síria
Notícias ao Minuto

18:52 - 09/01/21 por Lusa

Mundo Síria

"Sete membros das Forças de Defesa Nacional, uma milícia pró-governamental, foram mortos em confrontos com membros de uma célula adormecida da EI" na província de Deir Ezzor, disse aquela ONG, acrescentando que vários outros elementos da milícia ficaram feridos.

O ataque ocorreu enquanto os milicianos operavam em Al-Shola, numa tentativa de expulsar os jihadistas de lá, de acordo com o OSDH.

No domingo passado, 15 pessoas, na sua maioria soldados, foram mortas numa emboscada montada pelo EI no norte da província de Hama (centro-oeste), de acordo com a mesma ONG.

A 30 de dezembro, pelo menos 37 soldados foram mortos numa emboscada, também reclamada pelo EI, a um autocarro na província de Deir Ezzor (leste).

O EI tinha tomado grandes partes do território sírio e iraquiano a partir de 2014, e esta região desértica, perto da fronteira iraquiana, era um dos seus bastiões.

Apesar de sofrer uma derrota na Síria, em março de 2019, com a queda do seu "califado", o EI continua a lançar ataques mortais naquele país, particularmente no vasto deserto de Badiya, que se estende desde a província central de Homs até Deir Ezzor, na fronteira com o Iraque.

Desde março de 2019 até agora, os ataques EI ja provocaram mais de 1.100 mortes entre os combatentes pró-Regime, incluindo soldados e paramilitares estrangeiros.

O conflito sírio, desencadeado em 2011 pela repressão das manifestações pró-democracia, já causou mais de 387.000 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório