Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ataque a velório no México provoca nove mortos

Nove pessoas foram mortas e uma ferida por homens armados que dispararam sobre um velório, que decorria no Estado mexicano de Guanajuato, no centro do país, informaram os serviços públicos de segurança.

Ataque a velório no México provoca nove mortos
Notícias ao Minuto

23:43 - 08/01/21 por Lusa

Mundo México

Em comunicado, os dirigentes da segurança da cidade de Celaya informaram que os homens armados chegaram ao fim da noite de quinta-feira e dispararam sobre as pessoas.

As vítimas estavam no exterior de uma casa de um bairro de pessoas de baixos rendimentos, onde decorria o velório de um jovem, que também tinha sido abatido dias antes.

O analista de segurança David Saucedo, baseado em Guanajuato, afirmou que o ataque parece ter sido realizado pelo cartel de traficantes de droga Nova Geração, de Jalisco, contra a família do jovem que estava a ser velado.

Os assassinos aparentemente associavam os participantes no velório ao gangue rival Santa Rosa de Lima, se bem que muitos poderiam não pertencer.

"Neste velório, morreu muita gente inocente", sintetizou Saucedo.

Guanajuato está no centro de um confronto sangrento entre carteis de traficantes, que operam através de gangues locais.

Os mortos em Guanajuato já atingem os milhares, desde que o gangue local Santa Rosa de Lima começou a disputar o controlo da região assumido pelo cartel de Jalisco em 2017.

Leia Também: México com 1.044 mortos e 13.734 novos casos em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório