Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro da Justiça francês investigado por queixa de magistrados

O ministro francês da Justiça, Éric Dupond-Moretti, vai ser investigado por ter aberto processos contra magistrados dos quais fez queixas enquanto ainda era advogado.

Ministro da Justiça francês investigado por queixa de magistrados
Notícias ao Minuto

18:38 - 08/01/21 por Lusa

Mundo Éric Dupond-Moretti

A abertura da investigação ao membro do Governo francês foi anunciada hoje pelo procurador-geral do Tribunal de Cassação, equivalente ao Supremo Tribunal de Justiça em Portugal, François Molins, após queixas de três sindicatos de magistrados.

Segundo os magistrados, Éric Dupond-Moretti terá ordenado já depois de ter chegado ao Governo, em julho deste ano, investigações a três magistrados de investigação financeira que participaram no processo contra o antigo Presidente Nicolas Sarkozy, ex-cliente do ministro.

Antes de assumir o seu cargo como ministro, Éric Dupond-Moretti, conhecido advogado parisiense, tinha mesmo formalizado queixas contra esses magistrados que depois acabou por retirar de forma a evitar um conflito de interesses.

Ao saber das queixas contra ele, apresentadas em dezembro, o ministro disse que "no tempo devido" se explicaria.

A investigação vai agora ser levada a cabo pela Comissão de Instrução do Tribunal de Justiça, que tem como responsabilidade investigar ministros em exercício de funções.

Leia Também: Portugueses são dos que mais saem para trabalhar noutro país da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório