Procurar

Emirados reabrem fronteiras com Qatar após reconciliação diplomática

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje que vão reabrir todas as fronteiras com o Qatar, a partir de sábado, após a reconciliação assinada na Declaração de Al Ula, que terminou três anos e meio de bloqueio.

Emirados reabrem fronteiras com Qatar após reconciliação diplomática

© iStock

Lusa
08/01/2021 12:33 ‧ há 4 anos por Lusa

Mundo

Fronteiras

O subsecretário do Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Khaled Abdulá Belhoul, disse que os Emirados Árabes Unidos "terminarão todas as medidas tomadas contra o Estado do Qatar, após a assinatura da Declaração Al Ula, em 05 de janeiro".

Belhoul acrescentou que o bloqueio termina a partir de sábado, quando as entradas e saídas serão permitidas por todas as "fronteiras terrestres, aéreas e marítimas".

Os Emirados Árabes Unidos juntam-se assim à Arábia Saudita, que desde segunda-feira abriu as fronteiras com o Qatar.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito retomaram totalmente as relações com o Qatar desde a última terça-feira, após três anos e meio de corte de relações diplomáticas, por acusarem este país de "patrocinar o terrorismo" e pela sua aproximação ao Irão, inimigo de alguns países da região.

O reatar das relações do quarteto árabe com o Qatar ocorreu durante uma cimeira realizada em Al Ula pelos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo e com a participação do Egito, representado pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sameh Shukri.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10