Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Etiópia: Governo mata quatro membros da Frente de Libertação de Tigray

O exército etíope matou quatro elementos da Frente de Libertação Popular de Tigray (PFLT), o partido do governo da região norte, que está em confronto militar com o Governo federal desde novembro, e prendeu outros nove, segundo fonte militar.

Etiópia: Governo mata quatro membros da Frente de Libertação de Tigray
Notícias ao Minuto

10:32 - 08/01/21 por Lusa

Mundo Exército

"Quatro membros superiores da junta da FPLT foram mortos e nove presos num ataque de 45 minutos", anunciou na quinta-feira à tarde, através da rede social Facebook, o general Tesfaye Ayalew, chefe do Departamento de Destacamento das Forças de Defesa da Etiópia.

O Exército não deu mais pormenores sobre quando ou onde esta ofensiva teve lugar, mas identificou o porta-voz da TPLF, Sekoture Getachew, e o antigo diretor do Gabinete Financeiro do Tigray, Daniel Assefa, como duas das vítimas mortais.

Zeray Asgedom e Abebe Asgedom, dois outros oficiais superiores do partido, também foram mortos durante a operação militar. No entanto, as forças armadas não fizeram qualquer menção ao presidente e chefe do PFLT, Gebremichael Debretsion.

Entre os detidos encontravam-se o porta-voz de exportação da região, Kidusan Nega, ou o antigo embaixador da Etiópia no Sudão, Abadi Zemu, bem como funcionários regionais de zonas de comércio e transporte, entre outros.

Já em 18 de dezembro, a Etiópia anunciou uma recompensa de 10 milhões de birr (cerca de 256.000 dólares) àqueles que pudessem fornecer pistas sobre o paradeiro dos líderes da FPLT, alegadamente escondidos em grutas e áreas arborizadas da região depois de terem sido expulsos da capital regional, Mekele, em 28 de novembro.

No mesmo dia, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, anunciou o fim da ofensiva militar contra Tigray - na qual centenas de civis terão sido mortos, segundo as organizações não governamentais -, mas agências como as Nações Unidas advertiram que as hostilidades ainda estavam a ter lugar e denunciaram a difícil situação enfrentada pela população civil devido à falta de acesso à ajuda humanitária.

Esta semana as autoridades sudanesas alertaram para um novo surto de violência, e como consequência, um aumento do fluxo de etíopes que procuram refúgio neste país vizinho, onde um terceiro campo teve de ser aberto para albergar mais de 60.000 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório