Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da China condenado a perpétua

O ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da China (BCD), um dos principais financiadores chineses de infraestruturas além-fronteiras, foi hoje condenado à prisão perpétua por corrupção.

Ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da China condenado a perpétua
Notícias ao Minuto

14:00 - 07/01/21 por Lusa

Mundo Banco

Hu Huaibang foi considerado culpado de usar o seu cargo para receber subornos no valor de 85,5 milhões de yuans (10,7 milhões de euros), entre 2009 e 2019, segundo o veredicto, citado pela televisão estatal CCTV.

Hu foi condenado à prisão perpétua por um tribunal da cidade de Chengde, no norte da China.

O julgamento ocorre dois dias após Lai Xiaomin, o ex-chefe do conglomerado financeiro China Huarong, ter sido condenado à pena de morte, por "corrupção e bigamia".

Hu Huaibang, que fez carreira no setor financeiro, tornou-se presidente do Banco de Desenvolvimento da China em 2013, cargo que ocupou até 2018.

A instituição é um dos três bancos especializados em financiar infraestruturas e apoiar empresas chinesas no exterior, ocupando um papel central na iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", lançada pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

Aquele projeto inclui aeroportos, centrais elétricas ou zonas de comércio livre, visando dinamizar regiões pouco integradas na economia global.

O Banco de Desenvolvimento da China é, a par do Banco de Importação e Exportação da China (Eximbank), a instituição chinesa que mais dinheiro emprestou a Angola, o maior mutuário africano da China.

A China lançou uma campanha anticorrupção em 2012, depois que o presidente chinês Xi Jinping assumiu a chefia do Partido Comunista Chinês (PCC). Desde então, mais de um milhão e meio de quadros do PCC foram sancionados.

A mais ampla e persistente campanha anticorrupção na história da China comunista, lançada por Xi Jinping após ascender ao poder, em 2013, puniu já mais de um milhão e meio de funcionários do Partido Comunista.

Os dois casos mais mediáticos envolveram a prisão do antigo chefe da Segurança Zhou Yongkang e do ex-director do Comité Central do PCC e adjunto do antigo Presidente Hu Jintao, Ling Jihua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório