Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Índia abate milhares de patos e gansos devido a surto de gripe aviária

Pelo menos 12 regiões no país reportaram casos da doença.

Índia abate milhares de patos e gansos devido a surto de gripe aviária
Notícias ao Minuto

12:08 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo gripe aviária

A Índia iniciou uma campanha de abate de milhares de aves em, pelo menos, 12 regiões do país após ter sido identificado um surto de gripe em patos e gansos.

De acordo com a CNN, o governo indiano emitiu um alerta, ontem, a apelar para que todos os estados do país tomem medidas para evitar que a doença se propague mais.

Entretanto, a região de Kerala, situada no sul da Índia, já ordenou o abate de mais de 38 mil aves, sendo que já foi realizada a matança de 17 mil.Já em Himachal Pradesh, um estado a norte do país, foi reportado o abate de mais de três mil aves.

"As aves afetadas são aves migratórias. Tudo o que podemos fazer é seguir a estratégia de limpar a área contaminada. Temos passado essas zonas a 'pente fino' e mandado dez equipas todos os dias para essas áreas para procurar animais mortos", afirmou Archana Sharma, responsável pela guarda florestal daquele estado.

É de recordar que a gripe aviária é uma doença que, geralmente, só afeta as aves. Há diversas variantes do vírus, mas a mais comum e mais letal é a gripe A (H5N1).

Leia Também: China suspende importação de aves de França por surto de gripe aviária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório