Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Exército sírio ativa defesa antiaérea após "agressão israelita"

O sistema de defesa antiaérea do Exército da Síria foi ativado esta noite depois de ataques no sul do país, imputados a Israel, noticiou hoje a agência oficial do país, Sana.

Síria: Exército sírio ativa defesa antiaérea após "agressão israelita"
Notícias ao Minuto

22:52 - 06/01/21 por Lusa

Mundo Síria

Segundo a Sana, citada pela agência France-Presse (AFP), foram registadas fortes explosões no sul do país.

"Às 23:10 [locais, 21:10 em Lisboa], o inimigo israelita levou a cabo um ataque aéreo, lançando rajadas de mísseis do Golã sírio ocupado sobre alguns alvos na região sul", refere a agência, que cita uma fonte militar.

Os montes Golã são ocupados por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

"A nossa defesa antiaérea respondeu, visando a maior parte dos mísseis", acrescentou a fonte.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os ataques israelitas visaram várias posições a sul de Damasco e surgiram cerca de 48 horas depois de uma delegação da Guarda Revolucionária Iraniana ter visitado a área.

Em 2020, Israel atingiu cerca de 50 alvos na Síria, segundo o relatório anual do Exército israelita -- que raramente comenta informações sobre as suas operações no território vizinho -- divulgado no final de dezembro.

Desde o início do conflito na Síria, em 2011, Israel atacou repetidamente as tropas do Presidente Bashar al-Assad, bem como as milícias xiitas iranianas e libanesas que as apoiam.

A presença das milícias, especialmente as iranianas, é considerada por Israel uma ameaça à sua segurança, embora este tipo de operação militar raramente seja reconhecido oficialmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório