Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Apreendidos mais de 1.500 quilos de caranguejo em Moçambique

Um total de 1.591 quilos de caranguejo vivo foram apreendidos na região costeira da cidade da Beira, no centro de Moçambique, durante o período de veda, anunciou fonte do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas.

Apreendidos mais de 1.500 quilos de caranguejo em Moçambique
Notícias ao Minuto

13:25 - 06/01/21 por Lusa

Mundo Moçambique

A apreensão do caranguejo resultou do trabalho desenvolvido durante uma campanha de fiscalização nos locais de captura, realizada durante o período de veda, disse o chefe do departamento provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas, em Sofala, Carlos Sendela, citado hoje pelo diário Notícias.

A interdição, aplicada em todo o país, iniciou-se em 15 de outubro e terminou em 31 de dezembro, visando dar tempo ao processo de reprodução e crescimento da espécie.

Durante a fiscalização, avançou o responsável, foram detidas duas pessoas envolvidas na captura ilegal do caranguejo que, entretanto, já foram libertadas mediante pagamento de multas.

Carlos Sendela avançou ainda que foram apreendidas também duas embarcações que se destinavam ao carregamento ilegal do caranguejo, uma das quais foi devolvida ao proprietário mediante pagamento de uma multa de 200 mil meticais (dois mil euros) e a outra, por não ter sido reclamada pelo proprietário, vai ser revertida a favor do Estado.

Dados estatísticos indicam que Moçambique movimenta anualmente entre 70 e 100 milhões de euros anuais no setor da pesca.

Grande parte do pescado moçambicano tem como destino os mercados da União Europeia, especialmente Portugal e Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório