Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Angola lança concurso para recuperar frota de helicópteros da polícia

O Governo angolano lançou um concurso para a recuperação da frota de helicópteros da Polícia Nacional, composta por mais de 20 aeronaves e que "está paralisada na totalidade", anunciou hoje o Ministério do Interior.

Angola lança concurso para recuperar frota de helicópteros da polícia
Notícias ao Minuto

12:53 - 06/01/21 por Lusa

Mundo Governo

"Toda a frota de helicópteros da Polícia Nacional está em terra, paralisada na totalidade, por isso é que o concurso é recuperação da frota, por isso colocámos em concurso a frota para entenderem que é o conjunto de aeronaves, equipamentos de manutenção, pilotos, mecânicos e assistentes", afirmou hoje o diretor nacional de Infraestruturas e Equipamentos do ministério, Carlos Albino.

Em declarações à Lusa, o responsável disse esperar por um grande número de empresas no concurso agora lançado para recuperação da frota de helicópteros da polícia angolana, porque antes mesmo do concurso cinco empresas já haviam manifestado interesse.

"Significa que haverá uma adesão desejável e, se calhar, vai superar a expetativa, agora se estarão ou não habilitadas, isto vamos aferir depois, mas a princípio a expetativa é boa", realçou.

O Ministério do Interior angolano lançou na segunda-feira um concurso limitado por prévia qualificação para recuperação/reabilitação da frota de helicópteros da Polícia Nacional, fora do território angolano, no valor de 28,4 mil milhões de kwanzas (35,2 milhões de euros).

Em despacho assinado pelo ministro do Interior angolano, Eugénio Laborinho, o órgão ministerial informa que o concurso terá como prazo de execução seis meses e que os candidatos devem ter como "requisitos mínimos" três anos de atividade comprovada.

O concurso, que implica a celebração de um contrato público, determina também que os candidatos devem ter também como "requisitos mínimos um relatório financeiro dos últimos três anos de atividade".

Carlos Albino, também presidente da comissão de avaliação deste concurso, deu conta que o concurso é para empresas nacionais com possibilidade de associarem-se com empresas estrangeiras.

"Pode haver um consórcio entre uma empresa estrangeira, mas a prioridade é para empresas nacionais", frisou.

Entre os requisitos de avaliação, na proposta a apresentar, explicou o responsável, constam a recuperação dos helicópteros e a respetiva habilitação dos pilotos e equipamentos complementares, no quadro das atualizações modernas do setor.

O também comissário da polícia angolana reconheceu a necessidade desses meios nas ações de policiamento a nível de Angola e, "além de outras missões de patrulha", notou, "há outras especificidades que no âmbito da fiscalização da polícia nacional essas aeronaves se tornam indispensáveis".

O diretor de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério do Interior angolano adiantou ainda que, além da recuperação de helicópteros, existem outros "projetos específicos a serem executados", entre os quais a recuperação da frota marítima da polícia fiscal.

"E, então, há um conjunto de projetos que são independentes, à medida em que haja alguma disponibilidade financeira, vamos trabalhar para aprimorar cada vez mais os recursos", assegurou.

A comissão de avaliação deste concurso para recuperação/reabilitação da frota de helicópteros da polícia angolana determina até sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, o prazo para receção de pedidos das peças do procedimento ou para aceder aos documentos.

O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até 25 de janeiro de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório