Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Coreia do Sul envia navio de guerra após apreensão de petroleiro

A Coreia do Sul enviou uma unidade naval antipirataria para o Golfo, após a apreensão de um petroleiro de bandeira sul-coreana pelo Irão, anunciou hoje o Ministério da Defesa sul-coreano.

Coreia do Sul envia navio de guerra após apreensão de petroleiro
Notícias ao Minuto

15:17 - 04/01/21 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

De acordo com um comunicado, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul "ordenou de imediato o Cheonghae para as águas do estreito de Ormuz, depois de receber um relatório da apreensão do navio comercial pelo Irão".

No momento em que crescem as tensões entre o regime de Teerão e os Estados Unidos, a Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica do Irão, anunciou que apreendeu o petroleiro nas águas do Golfo, acusando-o de violar as "leis sobre o meio ambiente marinho".

O 'site' oficial da Guarda Revolucionária revelou hoje que a tripulação - de nacionalidades sul-coreanas, indonésias, vietnamitas e de Mianmar - foi detida.

"Este petroleiro deixou o porto de Al-Jubail, na Arábia Saudita, e foi apreendido por repetidas violações das leis sobre o meio ambiente marinho", acrescentou o comunicado, referindo que o nome do navio comercial é Hankuk Chemi e carregava 7.200 toneladas de "produtos químicos".

Uma foto divulgada pelo 'site' da Guarda Revolucionária iraniana parece mostrar três lanchas e uma patrulha aproximando-se do petroleiro, não sendo revelado o local preciso da apreensão ou o porto para o qual foi transportado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório