Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Funcionário destruiu propositadamente mais de 500 doses da vacina

Funcionário hospitalar foi despedido após admitir que o tinha feito intencionalmente.

Funcionário destruiu propositadamente mais de 500 doses da vacina
Notícias ao Minuto

12:29 - 31/12/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um funcionário de um centro médico no Wisconsin, nos Estados Unidos, foi despedido após ter deliberadamente retirado 57 frascos da vacina da Moderna do frigorífico da farmácia do Aurora Medical Center de Grafton, no passado fim de semana, provocando o desperdício de mais de 500 doses do fármaco. 

Inicialmente, a companhia acreditou que se tinha tratado de um erro. Contudo, esta quarta-feira, o centro médico explicou, em comunicado, que o funcionário "admitiu ter removido intencionalmente as vacinas do refrigerador".

Recorde-se que a vacina da Moderna mantém-se estável a -20° C durante seis meses, aguenta temperaturas mais altas entre os 2°C e 8°C durante 30 dias depois de descongelada e mantém-se estável à temperatura ambiente durante 12 horas.

O centro de cuidados acrescenta que a ação do funcionário é "uma violação dos seus valores fundamentais" e que as autoridades foram notificadas do incidente.

"Continuamos a acreditar que a vacinação é a forma de sairmos da pandemia. Estamos mais do que desapontados com o facto de esta ação individual resultar num atraso da toma da vacina para mais de 500 pessoas", pode ler-se no comunicado.

Os médicos conseguiram salvar algumas das doses - ao administrá-las a alguns funcionários dentro do período aprovado de 12 horas pós-refrigeração - mas grande parte teve de ser descartada.

Leia Também: AO MINUTO: Autorizada despesa para vacinação; O que pode (e não) fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório