Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Números cá podem ser "reflexo do Natal"; 148 mortes em Espanha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Números cá podem ser "reflexo do Natal"; 148 mortes em Espanha
Notícias ao Minuto

07:40 - 31/12/20 por Catarina Correia Rocha com Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Hoje é o último dia de um ano que queremos esquecer. A pandemia da Covid-19 trouxe alterações às nossas vidas e novos hábitos que todos tivemos de adotar para nos mantermos - e aos outros - em segurança. Máscaras, etiqueta respiratória e lavagem das mãos foram expressões que ouvimos e estamos a levar à letra até à exaustão, mas tal não impediu que o Executivo de António Costa puxasse o "travão de mão" e impusesse medidas (mais) restritivas na Passagem do Ano. Fique aqui a par do que pode (e não) fazer. 

Além destas regras, Portugal encontra-se num Estado de Emergência que tem a data de 7 de janeiro como fim. Contudo, esta quarta-feira, durante a inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos nível II do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora, o primeiro-ministro manifestou a convicção de que o atual estado de exceção "será seguramente automaticamente prorrogado" para que se possam avaliar os efeitos do aliviar de medidas que ocorreu no período de Natal.

De recordar que o nosso país registou, nas últimas 24 horas, 76 vítimas mortais e mais 7.627 infetados pelo novo coronavírus. É o maior número de novos casos diários desde o início da pandemia.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

18h00 - Boa tarde! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. O Notícias ao Minuto deseja-lhe um bom Ano Novo. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. 

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

17h57 - Um surto de infeções com o novo coronavírus num dos três lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Meda atingiu 65 utentes e 26 funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

17h53 - Um surto de infeções por coronavírus no lar da Ordem Terceira de S. Francisco, em Vila do Conde, distrito do Porto, provocou a morte a nove utentes da instituição, confirmou hoje a presidente da Câmara vila-condense à agência Lusa.

17h29 - Português testa positivo após ser vacinado para a Covid-19 em Inglaterra. Situação não é razão de alarme e era já expectável. Tal como explicou o próprio à SIC Notícias, os especialistas já sabiam que era possível contrair a doença, mesmo depois de se receber a primeira dose da vacina, pois o máximo da imunidade só é alcançado alguns dias depois de ser administrada a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

17h28 - O Presidente são-tomense reconheceu hoje que o ano de 2020 "foi duro", sublinhando a pandemia de Covid-19 como acontecimento "mais crítico na história de São Tomé e Príncipe, desde de 12 de julho de 1975".

17h26 - O Ministério da Saúde espanhol notificou, esta quinta-feira, 18.047 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 148 mortes. De acordo com o El País, estes dados não englobam os dados das Canárias.

17h10 - O Ministério da Saúde francês anunciou hoje que detetou o primeiro caso no país de uma pessoa infetada com a variante do vírus Covid-19 identificada em primeiro lugar na África do Sul.

17h04 - O abrandamento das medidas e dos cuidados na época do Natal e o maior número de contactos entre as pessoas poderão ser a explicação para o número elevado de novos contágios registados hoje, defenderam especialistas.

No entender do epidemiologista Filipe Froes, os números de hoje, 7.627, "poderão ser um reflexo do período do Natal, altura em que muitas pessoas desvalorizaram as medidas de prevenção e controle, como o uso de máscara e o evitar ajuntamentos".

17h00 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 157 casos de infeção com o vírus da Covid-19 e um óbito, elevando para 166 o número de mortes desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

16h58  - O Reino Unido reportou, esta quinta-feira, 55.892 novos casos de infeção, o número mais elevado de casos registados num dia desde o início da pandemia. No total, o país contabiliza 2.491.892 casos confirmados. 

No último dia foram ainda registados 964 óbitos, elevando o total acumulado de vítimas mortais para 73.512. É o segundo dia consecutivo que o país regista mais de 900 mortes.

14h37 - Governo da Madeira cancela festividades do Carnaval de 2021. O Governo Regional da Madeira anunciou hoje o cancelamento das festividades do Carnaval de 2021, devido às medidas de contenção da pandemia de Covid-19 em vigor, nomeadamente o distanciamento físico e a proibição de aglomerações.

14h13 - Portugal 'bate' recorde de novos casos diários. Portugal registou, nas últimas 24 horas, 76 vítimas mortais e mais 7.627 infetados pelo novo coronavírus. É o maior número de novos casos diários desde o início da pandemia no nosso país. Assim sendo, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado, esta quinta, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), já foram contabilizados, desde o início da pandemia, 413.678 casos de Covid-19 em Portugal e 6.906 óbitos relacionados com a doença.

13h48 - Médico critica quem não cumpre regras: "Têm sangue nas mãos". Hugh Montgomery, que trabalha na Unidade dos Cuidados Intensivos de um hospital em Londres, expressou a sua frustração para com as pessoas que não usam máscara e não cumprem o distanciamento social.

13h35 - Vacina traz "alívio" a primeiro lar a recebê-la na Terceira. Os utentes e funcionários do Centro Social de Idosos de São Francisco Xavier, na freguesia do Raminho, foram os primeiros a receber hoje na ilha Terceira, nos Açores, a vacina contra a Covid-19, que lhes vem trazer algum "alívio".

13h34 - Surto em lar de Miranda do Douro com 76 casos ativos. Um surto de infeções com o novo coronavírus atingiu 60 dos 74 utentes e 16 dos 42 funcionários do Lar de Misericórdia de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.

13h23 - Governo prorroga restrições nos voos de fora da UE. Reino Unido incluído. O Governo prorrogou, até ‪15 de janeiro de 2021, as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, no âmbito das medidas de combate à doença Covid-19. O despacho introduz as seguintes alterações, em relação aos anteriores: "O Reino Unido passa a ser considerado país terceiro a partir de 1 de janeiro e, como tal, fica abrangido pelas regras previstas para estes países" e "as crianças até 24 meses de idade são excecionadas da obrigatoriedade da realização do teste laboratorial para rastreio da infeção por Sars-CoV-2", explica o Ministério da Administração Interna, em comunicado.

13h19 - Conheça a sala onde se acompanha a chegada e a distribuição das vacinas. É esta a sala - pode ver as imagens nesta galeria - onde é realizada a situação de acompanhamento do processo de chegada e distribuição das vacinas contra a Covid-19 em Portugal. Ontem, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, recebeu o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, para uma visita.

Notícias ao Minuto[Conheça a sala onde se acompanha a chegada e a distribuição das vacinas]© Global Imagens

13h02 - Segurança Social mobiliza enfermeiro e quatro auxiliares para lar de Mora. Um enfermeiro já foi colocado num lar de Cabeção, no concelho de Mora, que tem a maioria dos funcionários com Covid-19 e quatro auxiliares entram hoje na instituição, informou a Segurança Social.

12h54 - Pandemia fez até hoje 1.806.0782 mortos em todo o mundo. A partir de dados oficiais, o balanço indica ainda que mais de 82.676.050 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, sendo que 51.918.900 doentes foram considerados curados da doença. 

12h47 - Após vacinação na Madeira, Albuquerque fala em "horizonte de esperança". A vacinação contra a Covid-19 teve início, esta quinta-feira, na Madeira. Momentos depois, Miguel Albuquerque falou aos jornalistas, lembrando que após dez meses de pandemia, e apesar do cansaço, é preciso não "desleixar" nas medidas contra a Covid-19. "A situação está controlada e espero que neste fim de ano assim continue", afirmou o chefe do governo regional, garantindo que as medidas para "salvaguardar a vida das pessoas, sobretudo dos mais vulneráveis", continuarão a ser postas em prática.

12h29 - Funcionário destruiu propositadamente mais de 500 doses da vacina. Um funcionário de um centro médico no Wisconsin, nos Estados Unidos, foi despedido após ter deliberadamente retirado 57 frascos da vacina da Moderna do frigorífico da farmácia do Aurora Medical Center de Grafton, no passado fim de semana, provocando o desperdício de mais de 500 doses do fármaco. 

12h14 - Vacinação em África deverá começar apenas a partir de abril. O diretor do África CDC, John Nkengasong, estimou hoje que a vacinação para a Covid-19 no continente comece apenas em abril de 2021, apontando dificuldades de financiamento e disponibilidade de vacinas.

12h05 - Vacinação contra a Covid-19 na Madeira. Está a ser vacinada a primeira pessoa no Hospital Nélio Mendonça, no Funchal. São vacinados cinco profissionais de saúde em simultâneo, mostra a SIC Notícias. Os nomes dos primeiros profissionais inoculados são, de acordo com o Jornal da MadeiraAdérito Delgado, Ana Patricia da Silva, João Caires, Pedro Balza e Ludovina Teixeira.

11h38 - Primeira vacinada nos Açores. No dia de arranque da vacinação nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, já foi inoculada a primeira pessoa nas ilhas. Foi num lar em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

11h17 - Enfermeira reformada que regressou durante a pandemia recebe medalha. Catherine Fitzsimmons, uma enfermeira dos cuidados paliativos, vai receber um prémio pelo facto de ter voltado a exercer a profissão para ajudar os seus colegas durante este ano de pandemia. A enfermeira reformou-se em janeiro do ano passado, após 42 anos de carreira. Assim que se apercebeu que este seria um ano complicado, não hesitou em 'pausar' a reforma para prestar auxílio nos hospitais de Greater Manchester. 

11h08 - Açores quer aplicar cinco mil vacinas em dez dias. O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, afirmou hoje que serão aplicadas cinco mil vacinas em dez dias, em São Miguel e Terceira, na primeira fase de vacinação contra a Covid-19 na região.

11h01 - Enfermeira portuguesa foi a primeira pessoa a ser vacinada no Luxemburgo. A primeira enfermeira a ser vacinada no Luxemburgo é portuguesa, informaram as autoridades de saúde do país, na segunda-feira. De acordo com uma nota publicada nas redes sociais do Centro Hospitalar do Luxemburgo, a portuguesa chama-se Catarina Fernandes e é chefe da Unidade de doenças infecciosas da unidade hospitalar.

10h53 - Autorizada despesa de 195,5 milhões para vacinação em 2021. Os procedimentos da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, incluindo o armazenamento e administração das vacinas, terão em 2021 uma despesa autorizada de até 195,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

10h38 - Número de mortes no lar de Alcáçovas sobe para 10. O número de óbitos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), subiu para 10 e o de infetados para 101, disse hoje o provedor da instituição.

10h19 - Rússia regista mais de 27 mil novos casos de Covid-19 e 593 mortes. A Rússia confirmou, esta quinta-feira, 27.747 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 593 mortes. O número de casos diários voltou a subir depois de ontem ter sido registado o valor mais baixo em duas semanas (26.513).

10h13 - Incidentes entre GNR e PSP não aconteceram só em Évora. Os desentendimentos entre a GNR e a PSP na distribuição das vacinas contra a Covid-19 não terão acontecido só em Évora. De acordo com a SIC Notícias, houve incidentes entre estas forças de segurança também em Viana do Castelo, Aveiras, Setúbal e Caldas da Rainha.

09h56 - África com mais de 30 mil novos casos e 693 mortes. África registou mais 693 mortes nas últimas 24 horas devido à Covid-19, para um total de 64.760 desde o início da pandemia, e 30.262 novos casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, segundo dados oficiais.

09h44 - Recordemos os dados de ontem. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 6.049 casos e 79 mortes relacionadas com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, já foram contabilizados um total de 406.051 infeções e 6.830 óbitos

09h29 - Primeira enfermeira vacinada contra a Covid-19 em Itália alvo de ameaças. A primeira pessoa a receber uma dose da vacina da farmacêutica Pfizer e do laboratório alemão BioNTech em Itália, a enfermeira Claudia Alivernini, de 29 anos, está a ser alvo de ameaças através das redes sociais. Segundo o jornal italiano Il Messaggero, a profissional de saúde chegou a bloquear todos os seus perfis oficiais nas redes sociais na véspera do "Dia V", data simbólica que marcou o início da imunização na União Europeia, em 27 de dezembro. Contudo, desde então foram criados perfis falsos, de onde têm surgido vários comentários pejorativos.

09h07 - Eurodeputados portugueses antecipam semestre ainda sob signo da Covid-19. As expectativas entre os eurodeputados portugueses das diversas forças partidárias relativamente à presidência portuguesa do Conselho da União Europeia variam, sendo, todavia, unânime a perceção de que a agenda será em muito condicionada pela pandemia da Covid-19. Fique a par aqui.

09h00 - Revista do ano 2020. O Notícias ao Minuto preparou para si Revistas do Ano, separadas por diversos temas, para que possa recordar as notícias que marcaram estes 366 dias que agora estão prestes a terminar. Em baixo, encontra os links para poder consultar cada uma delas: 

08h42 - Variante detetada no Reino Unido já chegou à China. Um caso de infeção pela variante da Covid-19 detetada no Reino Unido, mais contagiosa, foi reportado na China, numa pessoa que esteve naquele país europeu, revelaram as autoridades. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, foi detetada esta variante do SARS-CoV-2 numa mulher, de 23 anos, que regressou a Xangai (China) a 14 de dezembro, proveniente do Reino Unido.

08h37 - Plano de Vacinação. "Com o avançar dos meses, é mais difícil garantir". A ministra da Saúde garantiu, na noite desta quarta-feira, em entrevista à RTP, o cumprimento do Plano de Vacinação para os próximos três meses. Contudo, admitiu também que com o passar do tempo, "torna-se mais difícil" prever a o que vai acontecer.

"Não temos motivos para, neste momento, alterar aquilo que está previsto para o mês de janeirofevereiro e março. À medida que os meses avançam, a realidade torna-se mais difícil de garantir mas, pelo menos estes tempos mais próximos, acreditamos que sim", respondeu, ao ser questionada sobre o cumprimento dos prazos de vacinação em Portugal.

08h28 - Vacinas contra a Covid-19 chegam a São Miguel. O último dia do ano marca o início da vacinação nos Açores e as primeiras doses serão distribuídas em lares, avança a SIC Notícias. O primeiro lote para esta ilha açoriana aterrou no Aeroporto João Paulo II a esta hora da manhã. As vacinas serão posteriormente colocadas num veículo climatizado rumo ao Hospital do Divino Espírito Santo. Também na Madeira arranca hoje a vacinação.

08h24 - As restrições de Ano Novo e outras 3 coisas a saber para começar o dia. Tome nota - aqui - dos principais temas da Economia que marcam a agenda desta quinta-feira, dia 31 de dezembro.

08h15 - Mensagem do SNS. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem um conselho para os portugueses: "Nesta passagem de ano, a melhor comemoração é a vida. Use máscara e respeite as recomendações da Direção-Geral da Saúde".

07h56 - China aprova primeira vacina para comercialização. As autoridades chinesas deram hoje pela primeira vez 'luz verde' à comercialização de uma das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas no país, pela Sinopharm e a subsidiária Instituto de Produtos Biológicos de Pequim.

07h25 - Fim de Ano. Atenção, hoje há recolher obrigatório a partir das 23h. No período da Passagem de Ano, devido à pandemia, é proibida a circulação entre concelhos e há recolher obrigatório às 23h de 31 de dezembro em todo o território continental, estando proibidos ajuntamentos na via pública e festas públicas. (Re)veja tudo aqui.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt)

07h22 - "Crise histórica" vai continuar em 2021. A chanceler alemã, Angela Merkel, vaticinou na quarta-feira que a "crise histórica" da Covid-19 vai continuar em 2021, mesmo que a vacinação traga esperança. "Estes dias e semanas (...) são tempos difíceis para o nosso país. E ainda vai durar muito", disse no seu discurso de antecipação do novo ano.

07h16 - Proibição da realização de festivais e espetáculos análogos termina hoje. A proibição da realização de festivais e espetáculos de natureza análoga, uma das medidas impostas por decreto-lei para conter a pandemia da Covid-19, termina hoje. Em março passado, tinha ficado definido por decreto-lei que estavam proibidos os festivais e os espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro de 2020, mas dada a evolução da propagação do novo coronavírus, o prazo foi prolongado até ao final do ano.

07h11 - Alemanha regista mais 32.552 casos e ultrapassa os 33 mil mortos. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 32.552 casos do novo coronavírus e 964 óbitos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta quinta-feira, dia 31 de outubro, pelo Instituto Robert Koch. No total, desde o início da pandemia, o país registou já 1.719.737 infeções e 33.071 mortes.

07h08 - México com 1.052 mortos num só dia. É o segundo registo mais elevado. Com estes números, o México continua a ser o quarto país do mundo com mais mortes por Covid-19, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Segundo a mesma instituição, o México é também o 13.º país do mundo em termos de pacientes registados.

07h05 - EUA registam quase quatro mil mortos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 3.927 mortos e 189.671 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Começa aqui um novo registo onde vai poder acompanhar todas as incidências sobre o novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem à tarde, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório