Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Dois soldados mortos em emboscada no centro do Mali

Dois soldados malianos morreram e outros cinco ficaram feridos, um deles gravemente, numa emboscada contra uma missão da Guarda Nacional, na cidade de Konna, no centro do Mali.

Dois soldados mortos em emboscada no centro do Mali
Notícias ao Minuto

19:49 - 30/12/20 por Lusa

Mundo Mali

De acordo com o Ministério da Defesa do Mali, em comunicado, o ataque ocorreu na terça-feira na floresta de Batouma, cerca de 38 quilómetros a leste de Konna.

Os militares estavam a escoltar uma missão do Banco de Solidariedade do Mali de Douentza, composta por três agentes, explicou a nota, acrescentando que, após um intenso tiroteio com alegados elementos de um grupo extremista, os militares conseguiram retirar os agentes dessa missão.

Os militares feridos foram internados em Sevaré, a cerca de 15 quilómetros de Mopti.

O Ministério da Defesa do Mali elogiou "a bravura" dos militares, prestou homenagem aos mortos e apelou à população para que demonstre "maior apoio e colaboração para conter os atos terroristas" no país.

A violência aumentou nos últimos anos no centro de Mali, e a organização Médicos Sem Fronteiras alertou, na segunda-feira, que esta área se tornou "a mais mortal" para os civis devido à insegurança agravada pelos ataques de grupos 'jihadistas', conflitos intercomunitários e a ausência de instituições do Estado da região.

Na segunda-feira, a França anunciou a morte de pelo menos três soldados franceses no Mali durante uma operação, após o veículo blindado onde seguiam ter sido atingido por um engenho explosivo no centro do país.

França destacou mais de 4.000 militares em cinco países do Sahel - Mali, Mauritânia, Chade e Burkina Faso - com o objetivo de apoiar os exércitos locais e impedir o estabelecimento de 'jihadistas' na região.

A operação, apelidada Barkhane, teve início em 2014, em substituição da Serval, lançada no ano anterior. No total das duas operações, já morreram 47 soldados franceses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório