Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alemanha "segue com preocupação" processo de extradição de Assange

O governo alemão disse hoje que "acompanha com preocupação" o procedimento de extradição para os Estados Unidos de Julian Assange, cujo "estado de saúde física e mental" deve ser "levado em consideração.

Alemanha "segue com preocupação" processo de extradição de Assange
Notícias ao Minuto

16:14 - 30/12/20 por Lusa

Mundo Julian Assange

"Acompanho com preocupação o procedimento de extradição realizado no Reino Unido contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange", escreveu a comissária federal para os Direitos Humanos, Bärbel Kofler, numa nota hoje divulgada.

A justiça britânica vai proferir a sua decisão a 04 de janeiro sobre o pedido de extradição de Assange, reclamado pelos EUA que o querem julgar pela divulgação de centenas de milhares de documentos confidenciais.

"Os direitos humanos e aspetos humanitários de uma possível extradição não devem ser negligenciados", sublinhou a comissária.

Kofler acrescentou que "é imprescindível que o estado de saúde física e mental de Julian Assange seja levado em consideração na decisão da extradição", recordando que o Reino Unido está "vinculado pela Convenção Europeia dos Direitos Humanos".

A justiça norte-americana quer julgar o australiano de 49 anos, particularmente por espionagem, que pode ser condenado a 175 anos de prisão por ter divulgado, desde 2010, mais de 700.000 documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas dos EUA, principalmente no Iraque e Afeganistão.

Os EUA acusam o fundador do WikiLeaks de colocar fontes de serviços norte-americanos em perigo, algo que o visado contesta.

Entre os documentos publicados estava um vídeo que mostra civis mortos por tiros de armas norte-americanas no Iraque em julho de 2007, incluindo dois jornalistas da Reuters.

Julian Assange foi preso em Londres em abril de 2019, depois de sete anos atrás dos muros da representação diplomática equatoriana, onde se refugiou após violar as condições da sua fiança e por temer a extradição para os EUA.

Leia Também: Relator da ONU pede libertação de Assange até eventual extradição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório