Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: N.º de mortes sobe no Brasil. Nova estirpe registada nos EUA

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: N.º de mortes sobe no Brasil. Nova estirpe registada nos EUA

Portugal ultrapassou esta terça-feira os 400 mil casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia de Covid-19. De acordo com o boletim da DGS, o país contabilizou mais 74 mortes relacionadas com a doença e 3.336 novos casos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.751 mortes e 400.002 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 65.457, menos 2.850 do que na segunda-feira (e o menor balanço desde 4 de novembro).

Sublinhe-se que decorre hoje o terceiro dia de vacinação contra a Covid-19 no país.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:


SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h20 - Nas redes sociais surgem algumas imagens de ambulâncias à porta do Hospital Queen Elizabeth, em Inglaterra, alegadamente com pacientes dentro, à espera de vaga para poder entrar.

23h08 - Detetado primeiro caso de nova estirpe de coronavírus nos Estados Unidos. As autoridades de saúde do estado norte-americano do Colorado registaram esta terça-feira o primeiro caso conhecido de uma pessoa infetada com a nova variante do novo coronavírus no país. Trata-se de um homem com cerca de 20 anos de idade, que está nesta altura em isolamento em Elbert County e que não terá saído do país, de acordo com uma publicação no Twitter por parte do governador do Colorado, Jared Polis. "O indivíduo não tem contactos próximos identificados até ao momento, mas as autoridades de saúde estão a trabalhar para identificar outros casos potenciais e outros contactos através de entrevistas de rastreio pormenorizadas", informa.

22h39 - Brasil com 58 mil novos casos e maior n.º de óbitos desde 15 de setembro. O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta terça-feira, mais 58.718 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida considerável em relação à véspera (20.548). O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 7.563.551, segundo o site do Ministério da Saúde.

22h01 - Campanha de vacinação nos EUA está "muito aquém" do esperado. O Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, criticou hoje a administração do Presidente cessante, o republicano Donald Trump, pelo atraso na vacinação contra o SARS-CoV-2, considerando que está "muito aquém" do esperado.

21h42 - Madeira regista mais 60 novos casos. A Madeira regista hoje mais 60 novos casos de covid-19, sendo 11 importados e 40 de transmissão local, o que eleva para 1.620 o número de infetados, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h15 - António Costa assina referenda de orçamento que "combate a pandemia". O primeiro-ministro assinou hoje a referenda ministerial da Lei que aprova o Orçamento de Estado para 2021 que, horas antes, fora promulgada pelo Presidente da República.

20h35 - Em três dias, já foram vacinados 16.701 profissionais de saúde. Em Portugal cumpriu esta terça-feira o terceiro dia do Plano de Vacinação contra a Covid-19, tendo já vacinado 16.701 profissionais de saúde, até às 18 horas, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, num ponto de situação feito hoje.

20h20 - Após receber vacina, Kamala Harris apela à vacinação de todos. A vice-presidente eleita dos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris, recebeu hoje a primeira de duas doses da vacina da Moderna contra o SARS-CoV-2, em Washington, e pediu a todos os norte-americanos para fazerem o mesmo.

20h15 - Vacinação em lares arranca na próxima semana em 25 concelhos. A vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos vai arrancar na próxima semana nos 25 concelhos com um nível de risco extremamente elevado, onde foram identificadas 150 estruturas, anunciou hoje a ministra da Saúde.

20h11 - França regista mais de 11 mil novos casos e estuda novas medidas. A França registou nas últimas 24 horas 11.395 novos casos de covid-19 e o Governo encoraja medidas suplementares nas regiões mais afetadas, como o alargamento do recolher obrigatório, segundo o ministro da Saúde, Olivier Véran.

20h10 - Variantes do vírus podem levar a "maior pressão dos sistemas de saúde". O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) considerou hoje existir um risco alto das variantes identificadas do SARS-Cov-2, que provoca a doença Covid-19, levarem a uma pressão adicional dos sistemas de saúde.

19h10 - EUA reclamam libertação da jornalista que escreveu sobre o surto em Wuhan. O chefe da diplomacia norte-americana exigiu hoje que a China liberte a jornalista independente condenada a prisão depois de escrever sobre o surto inicial da Covid-19, em Wuhan, e acusou Pequim de querer esconder a extensão da pandemia.

18h15 - Morador de Aveiro quer juntar comunidade em passagem de ano à janela. Quase mil pessoas já responderam a um evento na rede social Facebook que pretende juntar os aveirenses nas janelas ou varandas das suas casas a fazerem a contagem regressiva para o fim de 2020, criando "a maior passagem de ano em Aveiro".

18h14 - DGS garante que vacinação nos lares vai seguir "critérios transparentes". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurou hoje que o processo de vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos vai seguir "critérios transparentes" e que as pessoas não terão de esperar muito tempo.

18h13 - Processo de vacinação tem decorrido de forma "exemplar", garante Governo. O coordenador regional de Lisboa e Vale do Tejo para a Covid-19 considerou hoje "exemplar" o início do processo de vacinação e estimou que até ao final de fevereiro trabalhadores e utentes de estruturas residenciais estejam vacinados.

17h46 - Espanha reporta mais 320 mortes e 14 mil novos casos de infeção. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 14.089 casos de contágio ao balanço total, sendo que 7.848 casos foram registados nas últimas 24 horas. As autoridades sublinham, porém, que estes dados podem não refletir a evolução real da pandemia por causa de atrasos nas notificações relativas ao período de Natal. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 320 pessoas nas últimas 24 horas.

17h23 - Nova variante em Portugal? INSA espera ter novidades nos próximos dias. O Instituto Ricardo Jorge conta ter nos próximos dias resultados da investigação que está a efetuar para determinar se a nova variante do SARS-Cov-2 detetada no Reino Unido está a circular em Portugal continental.

17h21 - Reino Unido reporta 53 mil novos casos, um novo máximo diário de infeções. O Reino Unido reportou esta terça-feira mais 53.135 novos casos de contágio, uma subida considerável em relação à véspera, quando foram reportadas 41.385 infeções. O país bate, assim, novos máximos nos registos diários dois dias seguidos.

17h02 - Epidemiologista admite que pandemia está descontrolada nos EUA. O principal epidemiologista da Casa Branca, Anthony Fauci, reconheceu hoje que a pandemia de covid-19 está fora de controlo nos Estados Unidos, país que regista números recorde de infetados em hospitais. A fase da pandemia pela qual os Estados Unidos estão a passar "está fora de controlo em muitos aspetos", disse Fauci, numa entrevista à televisão CNN.

16h59 - Portugal não efetuará registo de quem recusa vacina. Portugal não vai efetuar neste momento um registo das pessoas que recusem ser vacinadas contra a Covid-19, adiantou hoje a diretora-geral da Saúde, apesar de salientar a "adesão enorme" ao processo de vacinação nestes primeiros dias.

16h56 - Itália notifica 11 mil novos casos e 659 óbitos nas últimas 24 horas. As autoridades de Saúde italianas reportam esta terça-feira mais 11.212 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (8.585), mas mantendo-se, ainda assim, abaixo dos números reportados entre o final de outubro e início de novembro. A Itália contabiliza agora um total de 2.067.487 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro.

16h17 - Primeira pessoa do mundo a receber vacina da Pfizer já levou 2.ª dose. Margaret Keenan, a primeira pessoa do mundo a ser imunizada contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer/BioNTech, no Reino Unido, já recebeu a segunda dose. Não há registo de efeitos secundários até ao momento.

15h50 - "Nos últimos dois dias foram vacinados 7.585 profissionais de saúde". Em Portugal, nos últimos dois dias "foram vacinados 7.585 profissionais de saúde em cinco centros hospitalares", adiantou Graça Freitas, referindo que tal corresponde a "cerca de 80% das doses disponibilizadas para estes hospitais nesta fase". A responsável lembrou que estes dados já serão, à data, melhores, uma vez que já foram vacinadas mais pessoas entretanto.

15h46 - Distrito de Évora com surtos ativos "em oito lares". Oito lares do distrito de Évora têm, atualmente, surtos ativos de Covid-19, num total de "mais de 250" utentes infetados, revelou hoje o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo.

15h38 - UE comprou mais 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Notícia foi avançada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

15h25 - Acompanhe aqui a conferência da DGS. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e o coordenador do estudo de variabilidade genética do SARS-CoV-2 e investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), João Paulo Gomes, atualizam a informação sobre a Covid-19 em Portugal.

15h22 - Para recordar, caso tenha chegado agora aqui:

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório