Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Montenegro aprova emenda que defende bens da Igreja Ortodoxa Sérvia

O Parlamento do Montenegro, dominado por forças pró-Sérvia, aprovou hoje, sob protestos de manifestantes e dos membros da oposição, a legislação que trava a nacionalização de bens da Igreja Ortodoxa Sérvia.   

Montenegro aprova emenda que defende bens da Igreja Ortodoxa Sérvia
Notícias ao Minuto

11:00 - 29/12/20 por Lusa

Mundo Montenegro

A emenda à Lei de Liberdade Religiosa foi votada por 41 deputados no Parlamento constituído por 80 parlamentares, numa sessão boicotada pelos membros da oposição ligados ao anterior governo e que apoiavam a nacionalização. 

Horas antes da aprovação da nova versão da lei, milhares de pessoas protestaram frente ao Parlamento de Podgorica contra a emenda por considerarem que vai contra o Estado do Montenegro e favorece a Igreja Ortodoxa Sérvia. 

"Isto não é a Sérvia" foi uma das palavras de ordem dos manifestantes durante os protestos de hoje de manhã frente ao Parlamento.

O Montenegro está dividido entre aqueles que defendem o estreitar das relações com a Sérvia e os que pretendem reforçar as ligações com o Ocidente e com a Aliança Atlântica

A coligação conservadora "Pelo Futuro do Montenegro" - que integra a Frente Democrática (FD), nacionalistas sérvios pró-russos, e duas alianças de centro esquerda - venceu as eleições gerais do passado mês de agosto.

Nas legislativas, o Governo do Partido dos Socialistas Democráticos (DPS) foi afastado após 30 anos de poder. 

O DPS foi a força política que integrou a pequena república dos Balcãs na NATO e aprovou a lei que previa expropriar as propriedades que pertencem à influente Igreja Ortodoxa Sérvia. 

Na versão inicial, a lei, que tinha sido aprovada em 2019, provocou durante vários meses protestos dos manifestantes que viam no texto matéria de discriminação culpando o Executivo de dividir a sociedade montenegrina

A Igreja Ortodoxa Sérvia é a mais seguida no Montenegro, um país com 62 mil habitantes que alcançou a independência em 2006 do Estado comum que formou com a Sérvia depois da desintegração da Jugoslávia. 

A emenda legislativa aprovada hoje é um dos primeiros atos políticos do novo Governo que iniciou o mandato no princípio do mês.

O presidente do Montenegro, Milo Djukanovic, líder do DPS, que perdeu a maioria em agosto tem um prazo de sete meses para aprovar a lei ou devolvê-la ao Parlamento. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório