Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Sudão investiga detenção e morte de civil alegadamente sob tortura

O Sudão iniciou uma investigação contra vários líderes de uma força paramilitar sudanesa, na sequência da detenção, há duas semanas, em Cartum, de um civil que alegadamente morreu sob tortura, um caso que provocou forte indignação.

Sudão investiga detenção e morte de civil alegadamente sob tortura
Notícias ao Minuto

17:13 - 28/12/20 por Lusa

Mundo Sudão

"O chefe dos serviços de inteligência e os oficiais das Forças de Apoio Rápido (RSF) que participaram na detenção do jovem Bahaa Eddin Nouri estão atualmente a ser interrogados", disse hoje o porta-voz da RSF, general Jamal Jumaa, citado pela agência noticiosa Suna.

Bahaa Eddine Nouri, 45 anos, membro do "comité de resistência" do seu bairro, uma associação muito ativa na denúncia do regime do ex-presidente do país Omar al-Bashir, foi preso em 16 de dezembro, quando estava sentado no terraço de um café em Kalakla, distrito a sul de Cartum, a capital do país, por homens vestidos à civil que conduziam um carro sem matrícula, de acordo com a imprensa local.

O seu corpo foi encontrado cinco dias mais tarde na morgue do Hospital Omdurman, uma grande cidade em frente a Cartum. A família recusou-se a fazer o seu enterro depois de descobrir vestígios de espancamento e tortura.

De acordo com as conclusões iniciais da investigação, Baha Eddine Nouri morreu durante o interrogatório pela RSF, disse inicialmente o porta-voz do Governo, Faisal Mohamed Saleh.

A sua morte provocou uma onda de indignação.

Numa declaração, no domingo, a Associação Profissional Sudanesa, que foi muito ativa no amplo movimento de protesto contra Omar al-Bashir, deu ao Governo e à RSF 15 dias para "tomarem medidas contra aqueles que mataram Bahaa Eddine Nouri", afirmando que "caso contrário a rua falará".

A associação exigiu o levantamento da imunidade contra todos os envolvidos na detenção, tortura e morte de Nouri.

Acusado de cometer atrocidades durante a guerra no Darfur (2003-2019), o RSF é liderado pelo general Mohammad Hamdane Dagalo, "número dois" do Conselho de Soberania.

Leia Também: Sudão envia tropas para zona de confrontos tribais no Darfur

Recomendados para si

;
Campo obrigatório