Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Emenda de lei religiosa leva a protestos em Montenegro

Vários milhares de pessoas manifestaram-se hoje no Montenegro, acusando o novo Governo de ser pró-Sérvia por causa dos planos de emendar uma lei de propriedade religiosa que é fortemente contestada pela Igreja Ortodoxa Sérvia.

Emenda de lei religiosa leva a protestos em Montenegro
Notícias ao Minuto

14:55 - 28/12/20 por Lusa

Mundo Governo

Este é o primeiro grande protesto no pequeno país dos Balcãs contra o novo Governo, que chegou ao poder depois de ganhar uma pequena maioria sobre um partido pró-ocidente na liderança há vários anos nas eleições parlamentares de agosto.

A votação foi marcada pela disputa sobre a lei religiosa que a Igreja Ortodoxa Sérvia disse ter sido projetada para privar a igreja das suas propriedades.

O Governo negou, mas a Igreja liderou meses de protestos que ajudaram a fortalecer a oposição antes das eleições.

Anos depois de ganhar a independência de uma união com a Sérvia depois de um referendo em 2006, os residentes de Montenegro mantêm-se divididos sobre as relações com Belgrado. Cerca de 30% dos montenegrinos declaram-se sérvios e a Igreja Ortodoxa Sérvia tem o maior número de seguidores.

O governo anterior, liderado pelo Partido Democrático dos Socialistas, afastou Montenegro da influência da Sérvia e da Rússia.

A nação aderiu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) em 2017 e procura agora a entrada na União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório