Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Personalidades do país e do mundo que morreram neste estranho ano de 2020

Num ano tão diferente e difícil para o mundo, o Notícias ao Minuto presta homenagem a celebridades e personalidades da vida política, cultural, desportiva e artística que perderam a vida em 2020. Algumas delas foram também vítimas da pandemia da Covid-19, que já matou milhões de pessoas em todo o mundo. Recorde na galeria as 'estrelas' que partiram, mas que deixaram na história o seu legado.

Notícias ao Minuto

08:00 - 31/12/20 por Ana Lemos

Mundo 2020 em revista

Está a terminar o ano de 2020, possivelmente, um dos piores desde a gripe espanhola que abalou o mundo em 1918. A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que terá tido origem na cidade chinesa de Wuhan ainda no ano passado, alastrou ao mundo matando mais de 1,7 milhões de pessoas. A Portugal chegou em março e até este mês morreram devido à doença da Covid-19 mais de seis mil pessoas no nosso país.

É a todas estas pessoas, a maioria anónimas, e aos seus familiares que o Notícias ao Minuto começa por prestar, no último dia de 2020, a sua mais sincera homenagem.

Mas neste ano, que apesar de tudo termina com a boa notícia do início da vacinação contra a Covid-19, o país e o mundo perderam também grandes nomes das artes, do desporto, da política nacional e internacional, da ciência e da tecnologia. Na galeria de imagens poderá relembrar as personalidades e celebridades que 2020 ‘levou’ mas cujo legado permanecerá vivo na história.

Logo no início do ano, a NBA ficou mais pobre com as perdas do comissário David Stern e da estrela dos Lakers, Kobe Bryant, que perdeu a vida num trágico acidente de helicóptero, onde morreram mais oito pessoas, incluindo a filha do basquetebolista. Também o grupo cómico Monty Python viu partir este ano um dos seus elementos, Terry Jones; Hollywood a sua lenda Kirk Douglas, pai de Michael Douglas; e o espião mais conhecido do mundo ‘James Bond’ o seu primeiro ator, o escocês Sean Connery.

Este foi também o ano em que Portugal perdeu os atores Filipe Duarte, Pedro Lima, Maria José, e Fernanda Lapa, o escritor Vasco Pulido Valente, o músico Pedro Barroso e a jovem cantora Sara Carreira, o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e o professor e filósofo Eduardo Lourenço.

De luto ficou ainda o mundo do desporto com a morte de Diego Maradona, aos 60 anos, de Pietro Anastasi (conhecido como o ‘Pelé Branco’), do antigo internacional transalpino Paolo Rossi ('Pablito'), da campeã nacional Teresa Machado, de Reinaldo Teles (braço direito do presidente do FC Porto), e de José Inverno Amaral, antigo piloto de ralis e forte impulsionador da modalidade no nosso país.

Nas artes, destaque para a morte do escritor chileno Luis Sepúlveda devido à Covid-19, e do ‘pai’ da pequena Mafalda, o argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón mundialmente conhecido por Quino. Também as novelas brasileiras perderam grandes nomes dos seus elencos: Rosaly Papadopol, Nicette Bruno, Eduardo Galvão, Cecil Thiré, Leonardo Villar e Chica Xavier.

2020 ficará também marcado pela morte por Covid-19 do médico chinês Li Wenliang, o primeiro a identificar e a denunciar o surto viral provocado pelo vírus SARS-Cov-2, tendo chegado a ser preso por fazê-lo, e de George Floyd, o afro-americano que morreu às mãos da polícia norte-americana gerando uma onda de protestos nos EUA e no mundo contra o racismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório