Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Trump passa Natal na Flórida "antes do começo do segundo mandato"

O Presidente cessante dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, vai passar as últimas férias do mandato em Palm Beach, na Flórida, e disse que vai descansar durante uns dias "antes do começo do segundo mandato".

Trump passa Natal na Flórida "antes do começo do segundo mandato"
Notícias ao Minuto

06:01 - 24/12/20 por Lusa

Mundo Fake news

Está prevista uma grande receção ao republicano quando aterrar na Flórida, dá conta a CBS, uma vez que o próprio Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) pediu para ser acolhido com carinho "enquanto desfruta de uma dezena de dias de férias" na sua residência invernal "antes do começo do segundo mandato".

A mensagem de Trump mantém evidente o desfasamento com a realidade. A menos de um mês de deixar a Casa Branca, o Presidente cessante continua sem reconhecer a vitória do democrata Joe Biden nas presidenciais de 3 de novembro e mantém a tese de fraude eleitoral.

De recordar que vitória do Presidente eleito Biden já foi ratificada pelo Colégio Eleitoral -- obteve os mesmos 306 grandes eleitores que Trump conquistou há quatro anos.

Ainda assim, Trump, que está praticamente isolado nas acusações infundadas, mantém as alegações de fraude eleitoral, cuja culpa é alegadamente atribuída a uma conspiração democrata.

Todos os processos que o Presidente e a sua candidatura interpuseram na Justiça norte-americana foram rejeitados por falta de evidências e até o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell já feliticou Biden pela vitória.

McConnell apenas o fez depois de confirmada a vitória pelo Colégio Eleitoral. Antes disso manteve-se ao lado de Trump como uma das vozes que apregoou as mentiras de fraude eleitoral.

Por mais provas que sejam apresentadas, Trump prefere manter um discurso que ecoa, em particular, entre os apoiantes da Flórida.

A Flórida é um dos estados 'inabaláveis' de Trump. O ainda chefe de Estado norte-americano arrecadou a vitória neste Estado tipicamente republicano, em 2016 (48,6%), contra a democrata Hillary Clinton, e em 2020 (51,2%), contra o também democrata Joe Biden - que acabou por vencer as eleições a nível nacional.

Esta propriedade, em Palm Beach, é desde 2019 a residência pessoal do Presidente para efeitos legais (anteriormente era a Trump Tower de Nova Iorque).

O tempo que Trump tem passado em "Mar-a-Lago" tem sido frequentemente recordado pelo tempo que passa a jogar golfe.

E apesar da pandemia e das medidas decretadas em várias partes do país para conter a propagação do SARS-CoV-2, Trump mantém a festa que estava agendada para estes dias em Mar-a-Lago, dá conta o Palm Beach Post.

Contudo, esta poderá não ser a residência permanente de Donald Trump por muito mais tempo. Reginald G. Staumbach, um advogado daquela região, alegou esta semana em nome de um cliente, que não identificou, que Trump perdeu o direito de residir naquela propriedade em 1993 depois de um acordo com as autoridades locais sobre a utilização da mansão, erguida num terreno de 7,2 hectares.

Este acordo, alegadamente, estipula que em troca de manter em pé a mansão construída há quase 100 anos, Trump teria de a converter num clube privado, mas os sócios deste clube não poderiam permanecer mais de 21 dias consecutivos a viver nela.

Além disso, o diário Miami Herald dá conta de que em 2002 Trump fez um acordo com a organização não-governamental (ONG) National Trust for Historic Preservation (Fundo Nacional para a Preservação Histórica) no qual estava explicito que, mediante uma descida dos impostos que pagaria pela propriedade, Trump abdicaria do direito a utilizar "para outros fins que não sejam os do clube".

Leia Também: Revolta no Iraque com perdões de Trump a responsáveis por massacre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório