Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Berlim critica Turquia por sentença contra jornalista exilado Dündar

O Governo alemão qualificou hoje como "um duro golpe contra o jornalismo independente" a sentença de 27 anos de prisão proferida por um tribunal turco ao jornalista Can Dündar, exilado na Alemanha.

Berlim critica Turquia por sentença contra jornalista exilado Dündar
Notícias ao Minuto

16:11 - 23/12/20 por Lusa

Mundo Berlim

O jornalismo "não é um crime, mas um serviço irrenunciável à sociedade", indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, em declarações ao portal Redaktionsnetzwerk Deutschland e publicações na sua conta do Twitter.

"O jornalismo crítico e investigativo" é especialmente necessário, segundo o chefe da diplomacia alemã, que recordou que a liberdade de imprensa é "um direito fundamental" contemplado na Convenção dos Direitos Humanos, à qual a Turquia deve aderir.

Dündar foi condenado na Turquia por crimes de espionagem e terrorismo, segundo a imprensa local.

O arguido era diretor do Cumhuriyet em 2015 quando este jornal publicou fotografias de um carregamento de armas da Turquia para a Síria em camiões protegidos por agentes dos serviços secretos turcos, informação considerada "segredo de Estado".

O jornalista foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão por "espionagem" e a oito anos e nove meses por "financiar uma organização terrorista".

Dündar, exilado na Alemanha depois de passar três meses em prisão preventiva, é alvo de um mandado de busca e captura por não comparecer aos julgamentos e os seus bens foram confiscados.

Os seus advogados também não compareceram à audiência de hoje depois de afirmarem que foi um "julgamento injusto".

Dündar foi condenado a cinco anos de prisão em 2016 por "revelar segredos de Estado", mas o Supremo Tribunal turco anulou essa sentença em março de 2018 e devolveu o caso ao tribunal inferior, que repetiu o julgamento e ditou hoje a sentença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório