Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Marrocos quer discutir situação de Ceuta e Melilla com Espanha

O primeiro-ministro marroquino, Saadeddine El Othmani, afirmou hoje que depois de resolver o conflito no Saara Ocidental vai discutir com Espanha a questão das cidades espanholas Ceuta e Melilla, cuja soberania é reivindicada pelo país do Magrebe.

Marrocos quer discutir situação de Ceuta e Melilla com Espanha
Notícias ao Minuto

19:06 - 21/12/20 por Lusa

Mundo Marrocos

As declarações foram feitas por Othmani numa entrevista ao canal egípcio Acharq este fim de semana, captadas por vários meios de comunicação marroquinos.

O chefe do Governo marroquino sublinhou que, neste momento, Rabat não levanta a questão das duas cidades, um tema que está há muito tempo em 'statu quo', apontou.

Além disso, vincou que a atual prioridade do país é resolver o conflito no Saara Ocidental.

Perante as perguntas insistentes do jornalista do canal sobre se considera Ceuta e Melilla um assunto prioritário, Othmani confirmou, acrescentando que um dia Rabat vai abrir esse dossiê com Espanha.

Da mesma forma, Othmani elogiou as relações bilaterais entre Espanha e Marrocos, classificando-as como "de sucesso" em todos os níveis.

Por outro lado, o primeiro-ministro fez finca-pé sobre a posição de Espanha relativamente ao Saara Ocidental e acrescentou que os "espanhóis agora entendem melhor" a postura de Rabat no conflito.

A política externa de Marrocos é domínio exclusivo do rei Mohamed VI e, nos últimos anos, a diplomacia marroquina não tinha como prioridades a reclamação da soberania das cidades espanholas, embora a questão surja esporadicamente por alguns partidos políticos nacionalistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório