Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Alemão simpatizante do Estado Islâmico acusado de ataques contra turcos

Um alemão, simpatizante do grupo extremista Estado Islâmico (EI), foi acusado de uma série de ataques a lojas turcas e a uma mesquita e de planear um atentado com arma e explosivos, anunciou hoje o Ministério Público em Berlim.

Alemão simpatizante do Estado Islâmico acusado de ataques contra turcos
Notícias ao Minuto

16:53 - 21/12/20 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Identificado apenas como como Muharrem D., o cidadão alemão é acusado de tentativa de homicídio voluntário de 31 pessoas por incêndio, ferimentos graves em quatro pessoas e de ter planeado "um ato violento que colocou em perigo a segurança do Estado".

Depois de uma série de ataques contra lojas turcas na Baviera, incluindo o incêndio de uma loja de frutas e vegetais gerida por uma pessoa de nacionalidade turca, foi detido em maio, segundo anunciou na altura a procuradoria de Karlsruhe, competente em assuntos de terrorismo.

Muharrem D. começou a radicalização religiosa em 2017, aderindo às teses 'jihadistas' antes de se tornar simpatizante do EI, segundo a Justiça alemã.

O ódio contra a Turquia foi desenvolvido particularmente pela intervenção do país no norte da Síria e decidiu atacar pessoas dessa nacionalidade ou de origem turca que viviam na Alemanha.

O sujeito planeava realizar um ataque a uma mesquita da organização DITIB (União Turco-Islâmica para Assuntos Religiosos), dependente do ministério turco do culto, na região de Waldkraiburg, perto da fronteira com a Áustria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório