Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Japão ultrapassa o total de 200 mil contágios

O Japão ultrapassou hoje os 200 mil casos de covid-19, com um total de 2.930 óbitos, um valor alcançado em menos de dois meses depois de ultrapassar os 100 mil contágios, em novembro.  

Covid-19: Japão ultrapassa o total de 200 mil contágios
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/12/20 por Lusa

Mundo Pandemia

Os dados foram divulgados pela estação pública de televisão NHK, horas antes de o Ministério da Saúde ter fornecido os detalhes relativos aos valores oficiais correspondentes ao dia de hoje e que mostram que o número total de infetados no país chegou aos 200.001.

O valor acumulado inclui os 712 contágios ocorridos no cruzeiro Diamond Princess, que chegou a Yokohama no passado mês de fevereiro com três mil pessoas a bordo. 

O Japão, país com 126 milhões de habitantes, registou o primeiro caso de covid-19 em 16 de janeiro: um cidadão de origem chinesa que tinha visitado Wuhan, o ponto onde eclodiu a pandemia, na República Popular da China. 

A região de Tóquio é a mais afetada do país, com mais de 51 mil contágios acumulados, seguida de Osaca (oeste), com um total de 27 mil casos. 

A área da capital japonesa registou na semana passada vários valores máximos em relação ao número de contágios em períodos de 24 horas e que chegaram a ultrapassar as 800 infeções.

Mesmo assim, hoje o número de novos casos em Tóquio foi de 392 contágios.  

O Japão enfrenta desde novembro a "terceira vaga" de contágios, com mais de duas mil infeções diárias. 

A situação fez com que fosse ultrapassada a barreira dos 200 mil casos.

O Governo japonês declarou estado de alerta sanitário no passado dia 07 de abril, situação que se manteve até 25 de maio, durante a "primeira vaga" de contágios no país. 

A medida impôs restrições na abertura de estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares e parques públicos, assim como provocou o cancelamento de eventos desportivos como os Jogos Olímpicos. 

A "terceira vaga" levou as autoridades das áreas mais afetadas a pedirem a redução dos horários de funcionamento de lojas, bares e restaurantes, e a cancelar de forma temporária uma campanha de subsídios ao turismo nacional, entre outras medidas.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório