Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Navio holandês que naufragou no século XVI encontrado quase intacto

Embarcação foi preservada graças às baixas temperaturas, luz e salinidade do Mar Báltico.

Navio holandês que naufragou no século XVI encontrado quase intacto
Notícias ao Minuto

23:29 - 20/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Naufrágio

Uma equipa de mergulhadores da Finlândia encontrou, quase intacto, um navio naufragado no século XVI, no mar Báltico.

A descoberta foi contada pela Badewanne, a organização a que pertencem os mergulhados e que investiga naufrágios na região há cerca de duas décadas.

Quando fizeram o achado, os investigadores acreditavam tratar-se de um barco da Primeira ou Segunda Guerra Mundial, por estes serem encontrados frequentemente no Mar Báltico. Contudo, foram surpreendidos com um “raro e praticamente intacto barco mercantil holandês” com aproximadamente 400 anos.

A embarcação do estilo ‘Fluit’ não tinha armas e possuia três mastros e um casco amplo, assim como muitas características inovadoras para a época, como por exemplo, um sistema de roldanas e talhas para içar e controlar as velas.

O barco foi encontrado a 85 metros de profundidade, com as redes de arrasto, utilizadas para pescar, “ligeiramente” danificadas. O convés também tem alguns danos, mas, de acordo com os mergulhadores, os destroços estão “bem preservados”, com o porão e tábuas laterais “firmes”.

“Só em lugares raros como o Mar Báltico é que os destroços de madeira sobrevivem durante séculos sem serem destruídos pelos processos de decomposição química, bioquímica e biológica”, explicam os investigadores na publicação partilhada esta semana no site oficial da organização.

“Devido à baixa salinidade, escuridão absoluta e temperaturas baixas, estes processos são muito lentos no Báltico”, acrescentam.

Os destroços continuarão a ser estudados pela equipa do Badewanne, assim como pela Agência de Antiguidades e Património Finlandês e por alguns colaboradores como o famoso arqueólogo sueco Niklas Eriksson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório