Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro-ministo eslovaco infetado uma semana depois de cimeira da UE

O primeiro-ministro da Eslováquia, Igor Matovic, está infetado com o SARS-CoV-2, anunciou na sexta-feira o chefe de Governo, uma semana depois de participar na cimeira da União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica.

Primeiro-ministo eslovaco infetado uma semana depois de cimeira da UE
Notícias ao Minuto

06:18 - 19/12/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Hoje sou um de vocês", escreveu Igor Matovic na rede social Facebook, publicação que acompanhou com uma fotografia do teste à presença do novo coronavírus.

Suspeita-se que Matovic e também o Presidente de França, Emmanuel Macron, tenham sido infetados durante a cimeira da UE, incerteza que levou vários líderes europeus, assim como altos funcionários franceses, a optarem por cumprir o isolamento profilático.

"Deveria passar as férias de Natal a ajudar num hospital. Agora os meus planos, provavelmente, serão um pouco diferentes", acrescentou o chefe do Governo eslovaco, de 47 anos.

O gabinete Igor Matovic disse à France-Presse (AFP) que o primeiro-ministro testou positivo à presença do SARS-CoV-2 na quinta-feira e que, desde então, cancelou todos os compromissos da agenda.

De acordo com vários relatos de órgãos de comunicação locais, todos os ministros e secretários de Estado receberam a informação de que seriam testados.

A vice-primeira-ministra, Veronika Remisová, e o ministro da Defesa, Jaroslav Nad, anunciaram, entretanto, que também estão infetados.

Depois do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, e do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, Macron e Matovic são as mais recentes altas figuras de um Estado a serem diagnosticadas com a covid-19.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que esteve reunido com Emmanuel Macron na quarta-feira, um dia antes de o chefe de Estado francês anunciar que estava infetado, foi testado na quinta-feira.

O resultado do teste foi negativo, mas, por precaução, Costa optou por cancelar a agenda e ficar a cumprir o isolamento.

A Eslováquia contabiliza mais de 146 mil casos e quase 4.000 mortes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

Leia Também: Trump telefonou a Macron para lhe desejar "pronto restabelecimento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório