Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Chile: Ministro deixa cargo para preparar candidatura presidencial

O ministro da Defesa do Chile, Mario Desbordes, abandonou hoje o cargo para preparar a sua candidatura presidencial, originando uma nova remodelação no executivo de Sebastián Piñera, com mais de dez alterações em dois anos e meio.

Chile: Ministro deixa cargo para preparar candidatura presidencial
Notícias ao Minuto

19:20 - 18/12/20 por Lusa

Mundo Chile

"Reconheço e agradeço a sua capacidade, dedicação, compromisso e vocação de serviço público que demonstrou durante a sua gestão", afirmou Piñera em conferência de imprensa, um dia após os 'media' nacionais terem divulgado saída do ministro.

No exterior da sede do executivo, dezenas de militantes do partido Renovação Nacional (RN, direita) receberam o ex-ministro, que agora se afirma como um dos candidatos às presidenciais de novembro de 2021.

Piñera, que iniciou o seu segundo mandato em março de 2018, realizou pelo menos 11 remodelações ministeriais, incluindo quatro na pasta do Interior.

O ex-titular da Defesa tomou posse na última alteração do executivo, em julho, numa tentativa para reforçar o perfil conservador do Governo que se encontrava dividido face a um projeto de uma redução de 10% ao fundo de pensões.

Baldo Prokurica, até ao momento ministro das Minas e do mesmo partido e com vasto percurso político que remonta à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), em que foi governador, foi apontado como substituto de Desbordes.

O Presidente já enalteceu o novo ministro pelas suas anteriores funções, num setor que representa 10% do PIB do país e que manteve a sua laboração ininterruptamente durante atual crise pandémica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório