Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Afeganistão: Número de civis mortos em explosão de mota sobe para 15

O número de civis mortos hoje pela explosão de uma moto carregada de explosivos, perto de uma casa afegã onde decorria uma cerimónia do Alcorão, subiu para 15, enquanto o número de feridos se mantém nos 20.

Afeganistão: Número de civis mortos em explosão de mota sobe para 15
Notícias ao Minuto

16:12 - 18/12/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

A explosão aconteceu no início da tarde, no distrito de Gilan, na província de Ghazni, disse o porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Tariq Arian, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

O ataque não foi reivindicado por nenhum grupo armado, mas o principal porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, referiu-se ao caso de Ghazni numa mensagem no Twitter, garantindo que a explosão foi causada por um grupo de crianças que manipulavam um dispositivo de guerra não detonado, que, segundo referiu, provocou a morte de 12 dessas crianças.

A Presidência, liderada pelo afegão Ashraf Ghani, qualificou a explosão como "um ataque terrorista" e culpou, em comunicado, os talibãs pela morte de vários civis.

No mesmo comunicado, o Presidente pede aos talibãs para "pararem com as atrocidades e os atos desumanos" e defende que "os talibãs têm de aceitar o apelo do povo afegão e do governo para adotar um cessar-fogo... e abraçar o processo de paz".

Os talibãs e a sociedade civil afegã, incluindo o Governo, têm mantido conversações de paz em Doha desde setembro passado, embora, até agora, só tenham conseguido chegar a acordo sobre as regras e procedimentos que nortearão o processo de negociação.

O pedido de cessar-fogo visa que a redução da violência ajude a suavizar o processo de paz, num contexto em só desde novembro passado já morreram pelo menos 134 civis e outros 342 ficaram feridos em 184 ataques suicidas ou explosões atribuídas aos talibãs, segundo dados do Ministério do Interior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório